quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Campo Alegre tem 3ª melhor nota do IDEB em Alagoas e supera meta prevista para 2021

 
 O município ficou com a 3ª melhor média nas séries iniciais e a 2ª melhor média nas séries finais

Nesta quinta-feira (8), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira apresentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015, onde a rede municipal de ensino de Campo Alegre, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, demonstrou crescimento da qualidade na oferta do ensino público, mantendo o 3º lugar no ranking estadual, registrando em 2015 a nota IDEB no 5º ano em 6,0, onde em 2013 registrou-se nota 5,0, e no 9º ano obteve nota 4,5, quando em 2013 registrou-se a nota IDEB 3,4, comprovando o crescimento da qualidade da oferta do ensino público.

Veja o avanço nas três últimas edições do IDEB, na rede municipal de Campo Alegre obteve as seguintes notas:
Os alunos foram avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, em prova objetiva aplicada em novembro de 2015, nas escolas com turmas do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, que são elas:

Escola Municipal Miguel Matias;
Escola Municipal Felizardo Souza Lima;
Escola Municipal Cícero Mizael dos Santos;
Escola Municipal de Tempo Integral Maria Lourinete Porto Guimarães;
Escola Municipal de Tempo Integral Olival Tenório Costa Neto;
Escola Municipal de Tempo Integral Senador Rui Palmeira;
Escola Municipal de Tempo Integral Helenilda Correia Araújo de Melo;
Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães;
Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho;
Escola Municipal Pedro de Oliveira Santos;
Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva;

Destacamos na tabela abaixo o percentual de crescimento atingindo por cada unidade escolar, considerando um avanço muito significativo na qualidade da educação ofertada a cada ano letivo. Vejam:


“Desde 2013 a SEMED vem trabalhando com projetos inovadores, como por exemplo o Projeto Todos pela aprendizagem, vamos juntos alcançar a nossa meta!, que envolveu a todos os educadores em torno de um único objetivo, ampliar a qualidade da oferta do ensino público. Outras ações permitiram este avanço, como as reformas nos prédios escolares garantindo melhores espaços que favoreçam a aprendizagem dos educandos, construção de quadras escolares com cobertura, o investimento na formação continuada para os professores, incluindo as formações específicas para professores alfabetizadores, com o PNAIC, e nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, para os demais docentes”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Professora Neide Granja.

A SEMED parabeniza a todas as unidades de ensino, Diretores, Coordenadores e principalmente aos Professores, por toda dedicação aos trabalhos nas salas de aula, dinamizando os conteúdos e os aplicando com total eficiência, de modo a garantir bons resultados para a melhoria da qualidade do ensino, bem como agradece a administração municipal pelos amplos investimentos feitos, no sentido de permitir melhores condições a educação municipal. A SEMED também parabeniza aos alunos e seus responsáveis pela dedicação aos estudos, agradecendo a confiança que depositam na educação municipal campoalegrense.

O que é o IDEB

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.




Nenhum comentário: