quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Campanha para atualizar vacinação de crianças e adolescentes começa em 19 de setembro

A Prefeitura de Campo Alegre, por meio de sua Secretaria de Saúde, realizará a campanha de atualização da caderneta de vacinação, com o slogan “todo mundo unido, fica mais protegido”. O objetivo da campanha é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação. A campanha começa na próxima segunda-feira (19) e se estende até o dia 30 de setembro em todo o país.  

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes. O público-alvo é o das faixas etárias abaixo de cinco anos e entre nove e 14 anos.

Quatorze tipos de vacinas serão disponibilizadas: dupla adulto, DTP, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV, meningocócica C, pentavalente, pneumo, rotavírus, varicela, VIP, VOP e tetra viral. De acordo com o governo, foram enviadas a todos os Estados 19,2 milhões de doses extras para a ação. 

Neste ano, serão incluídos os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária.

A vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.

O Dia D, de mobilização nacional, será em 24 de setembro, um sábado, quando as unidades de saúde estarão abertas durante o dia inteiro para realizar as imunizações.

Em Campo Alegre todas as unidades básicas de saúde estão envolvidas na vacinação.

Nenhum comentário: