segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Secretario de Agricultura Leonardo Monteiro participou de Fórum na AMA

Os secretários municipais de agricultura se reuniram na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na ultima sexta-feira (29), no II Fórum de Agricultura de Alagoas para discutir os principais assuntos da pasta. O evento foi organizado pela AMA e o Fórum Alagoano de Secretários de Agricultura (FASA).

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Alegre, Leonardo Monteiro, foi um dos participantes do evento representando o município e como presidente do FASA.

Na primeira pauta, a representante do Sebrae-Al, Izabel Vasconcelos, apresentou para os secretários a nova cartilha do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. A lei nº 11.947/2009 que determina que, no mínimo, 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE) sejam utilizados na compra da agricultura familiar da região para a merenda escolar.

Em julho deste ano, a lei passou por modificações para facilitar as chamadas públicas, que dizem respeito à nutrição alimentar, definição de preço dos produtos da agricultura familiar, novas determinações para o conselho de alimentação escolar, execução de recursos financeiros.

Outras pautas como o projeto de Nacional de Habitação Rural também foram abordados.

Para Marcelo Beltrão, presidente da AMA, é importante integrar o corpo técnico das prefeituras. “Precisamos de fóruns permanentes, aproximando as secretarias de diferentes pastas aqui na AMA para ter uma discussão mais profunda sobre os assuntos”, falou Beltrão. Sobre a agricultura lembrou que os municípios não podem deixar o Programa de Alimentação Escolar de lado. “É um recurso importante, que deve circular dentro do Estado, através da compra e venda de produtos da própria região”, completou.

Nenhum comentário: