sábado, 28 de dezembro de 2013

Prefeita Pauline Pereira faz balanço positivo do primeiro ano de gestão em Campo Alegre

Quando assumiu os destinos do município de Campo Alegre em 1° de janeiro de 2013, a prefeita Pauline Pereira já sabia do grande desafio que teria pela frente, uma grande responsabilidade em governar para mais de 55 mil habitantes. De lá para cá a gestora e equipe iniciaram uma fase de muito trabalho e empenho para trazer o progresso para a cidade carinho, o que já resultou em grandes conquistas durante o ano. Uma das missões do governo municipal foi à integração entre a sede do município e o distrito de Luziápolis oferecendo igualmente os serviços tanto na sede como no distrito, descentralizando o governo com a implantação das subsecretarias.

Os avanços alcançados representam grandes melhorias na qualidade de vida dos campo-alegrenses, com a realização de obras, melhorias na saúde, educação e assistência social, implantação de cursos profissionalizantes, valorização a cultura, pagamento em dia do funcionalismo público, entre outros avanços.
Entre os avanços na área da saúde, a Unidade Mista Senador Arnon de Melo passou a funcionar 24 horas por dia com atendimento de emergência para melhor atender a população, e vários outros serviços implantados e ou melhorados, como a reabertura do laboratório de exames do município, implantação do serviço de RAIO-X, implantação da fisioterapia na sede do município e distrito de Luziápolis, ampliação da rede de saúde bucal, reabertura da maternidade, realização de mutirões de exames oftalmológicos, implantação do serviço de prótese dentária grátis, ampliação das equipes de saúde da família – ESFs, onde no início da gestão eram apenas 07 equipes e hoje encontra-se 11 equipes em funcionamento e mais quatro passam a funcionar em janeiro, totalizando 15 equipes, aquisição de 04 novas ambulâncias (01 Strada, 02 saveiros e uma Ford Transit), entre outras melhorias. E para 2014 a expectativa de vários avanços, como a construção de 07 novas unidades de saúde que já estão com as obras iniciadas, uma Unidade de Acolhimento em Luziápolis, e a previsão de abertura do Centro cirúrgico ate março, onde foi destinado R$ 800.000,00 através de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Lira para equipar o hospital para atender cirurgias de pequeno porte.

Na área da educação o município também registrou grandes avanços como a inauguração de novas escolas, a exemplo das Escolas Professora Zenóbia Ferreira e Escola Cícero Mizael, do Centro Educacional professora Cícera Marinho e o Centro Educacional Jaci Vieira da Costa, o que resultou no aumento das vagas nas creches municipais. A Prefeitura também construiu este ano o Centro de Educação infantil Lizete Alves Ferreira, a nova creche de Luziápolis com capacidade para receber até 240 crianças, que já está pronta e terá início de suas atividades no próximo dia 13 de janeiro. A implantação do sistema de Ensino em Tempo Integral foi outra marca do governo municipal funcionando em duas escolas municipais. O município também aderiu a importantes programas educacionais como o PNAIC e o Mais programa Educação em 11 escolas, visando melhorar cada vez mais a qualidade do ensino na rede municipal e aquisição de novos mobiliários escolares. E encontra-se em andamento com previsão para inauguração nos primeiros meses 2014 a inauguração de mais duas novas creches, uma no Povoado Chã da Imbira e a outra no Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes, ampliando o atendimento nessa modalidade. Também já em fase de licitação mais uma escolas de 06 salas e mais uma creche em Luziápolis, e 5 quadras escolares também em fase de licitação.

Na assistência social, a administração passou a oferecer a população promoção de cursos profissionalizantes em parceria com SENAI e PRONATEC através do CRAS, atendimento jurídico gratuito, atendimento especial para as gestantes com palestras e oficinas e distribuição de enxovais, além de ser um dos poucos municípios a oferecer todos os exames da rede cegonha, benefícios eventuais como aluguel social, emissão de documentos como, carteira de trabalho, reservista e carteira de identidade, ampliou a cobertura em programas como Minha Casa Minha Vida, Bolsa família, Programa do leite e implantou o programa Bolsa Alegre, que é um Programa Municipal de Auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade Social.

Algumas obras realizadas representam grandes benefícios para a população, como a pavimentação do Povoado Chã da Imbira e a pavimentação de várias ruas na cidade e distrito de Luziápolis.
O empenho da administração conseguiu tirar o município do CAUC, o que possibilitou a aprovação de vários projetos e convênios para outras grandes obras a partir de 2014. 

“Esse ano encontramos muitas dificuldades, mas graças ao grande empenho de toda a nossa equipe e nossos parceiros conseguimos alcançar grandes resultados, tenho certeza que em 2014, Campo Alegre vai ter um ano marcante em sua história, com mais e mais realizações para nossa gente”, destacou a prefeita Pauline Pereira.

Nenhum comentário: