quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene, encerrando os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A Prefeitura de Campo Alegre aderiu à campanha “Quem Ama, Abraça”, que tem a luta pelo Fim da violência contra as mulheres em todo o município. A Campanha que foi realizada com o envolvimento da Secretaria da Mulher, da Juventude e do Idoso, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Direito a Cidadania.
Desde o dia 25 de novembro, foram realizadas palestras, ações nas escolas, divulgação de videoclipes, colocação de faixas nas ruas, panfletagem, pintura de muros, entre outras atividades no município de Campo Alegre.

O intuito da campanha é conscientizar a sociedade campo-alegrense no que se refere aos maus-tratos e violência direcionada ao público feminino, disseminando com isso informações sobre a Lei Maria da Penha.
Na tarde desta terça-feira (10), a Campanha teve o seu encerramento na Câmara Municipal, onde foi realizada uma sessão solene, que foi presidida pela vereadora Jeane Nascimento e contou com a presença da Secretária da Mulher do Estado de Alagoas Kátia Born, da Superintendente da Secretaria da Mulher Solange Viegas, da psicóloga perita Criminal e Ativista Feminista dos Movimentos Sociais Vanda Meneses, das Coordenadoras Nacional da Campanha “Quem Ama Abraça”, Patrícia Mourão, Lourdinha Antonioli e Schuma Schumaher, a prefeita do município Pauline Pereira. O Secretário de Esportes Alvinho Guimarães, a Secretária de Educação Neide Granja e o Secretário de Administração José Antônio Ferreira (Toinho) também participaram da sessão.

A vereadora Jeane Nascimento que presidiu a sessão destacou em seu pronunciamento, a sua felicidade em presidir a reunião solene, onde retrata a adesão do município de Campo Alegre no combate a violência contra mulher, em nosso município, Estado e País. Um ressalto bastante importante feito pela vereadora foi que 70% dos casos, o agressor é o companheiro ou cônjuge da vítima, acrescentado os demais vínculos afetivos (ex-marido, namorado e ex-namorado), esse dado sobe para 89%, os 10% restantes mostram que as agressões são cometidas por familiares, parentes, vizinhos, amigos ou desconhecidos da vítima.

“Diante dessas estatísticas, Campo Alegre não poderia ficar de fora dessa maravilhosa campanha em defesa de nossas mulheres. As mulheres campo-alegrenses necessitam dessa atenção, desse cuidado, e nosso município tem se mobilizado na conscientização desse trabalho. Por toda ação desenvolvida durante esses dias, agradeço ainda pela ação de nossa prefeita Pauline Pereira em aderir a esse trabalho em nosso município”, disse a vereadora.

A professora Eluzenita Chagas (Tia Lú), relatou que a cidade de Campo Alegre a cada dia que passa está mostrando um potencial muito grande de conscientização na sociedade. Segundo Eluzenita, a Campanha contribui para mudar o curso de uma história triste que se repete ao longo dos tempos. “Estou muito feliz e honrada em está participando desta solenidade, onde vemos aqui nessa Casa Legislativa três mulheres vereadoras atuantes e uma prefeita também mulher comandando os rumos do nosso município, isso mostra que as mulheres vêm conquistando o seu espaço”, afirmou Eluzenita.

A Coordenadora Nacional da Campanha “Quem Ama, Abraça” Schuma Schumaher, disse que está nessa luta a mais de 30 anos, gritando contra essa violência, indignada com essa tragédia que assola nosso País. A coordenadora ainda destacou que esta é a sua segunda edição, da campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo escola”, e reúne esforços a fim de sensibilizar a população brasileira sobre os alarmantes índices de violência contra as mulheres e tem uma vertente educativa mais abrangente, com foco nas crianças e nos adolescentes, ganhando o complemento “Fazendo Escola” em seu nome. “A nossa proposta é disseminar esta campanha nos quatro cantos deste país. Para este biênio focamos na escola por acreditar que ninguém nasce violento e, por isso, queremos ensinar a cultura da não violência”, explicou a idealizadora do projeto Shuma Schumaher.

A Secretária da Mulher, Juventude e do Idoso Jane Meire Matias, agradeceu a prefeita Pauline Pereira que não mediu esforços onde deu todo suporte necessário com a realização da campanha. A secretária ainda frisou a integração entre as secretarias, onde teve uma ação conjunta com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Direito a Cidadania. Outro ponto bastante importante relatado foi que o município de Campo Alegre foi o primeiro município que abraçou esta causa.

A Secretária da Mulher do Estado de Alagoas Kátia Born, disse que é de fundamental importância essa campanha. Segundo Kátia, educar é a melhor forma de impor no consciente da sociedade uma política de paz e de enfrentamento à violência contra a mulher.

Quando fez uso da palavra, a prefeita Pauline Pereira parabenizou a secretária Jane Meire Matias, que vem desempenhando um trabalho especial na Secretaria da Mulher, relatando que desde o mês de março quando é comemorado o Dia da Mulher, a Secretaria não para de desenvolver projetos que venham favorecer a comunidade campo-alegrense. “Hoje a Campanha “Quem Ama Abraça” se encerra, mas se tivesse mais dias, nós contaríamos com o entusiasmo dos alunos e de toda população de Campo Alegre”, destacou a prefeita.

Os vereadores Abelardo Rodrigues de Paiva, Kellyn Rafaella, Arquelino Cezar, Alan do Lucinho e José Correia (Jura), também fizeram uso da palavra e afirmaram que a campanha consiste em evidenciar a situação da violência contra mulher. Todos os vereadores comentaram sobre a importância da campanha e os caminhos a serem trilhados para defender o direito e a dignidade das mulheres.
 
Com ASCOM CMCA

Nenhum comentário: