quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Grande caminhada marcou o encerramento da Campanha “Quem Ama Abraça” em Campo Alegre

Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres contou com a participação das coordenadoras nacionais da Campanha

Com uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade, a Prefeitura de Campo Alegre encerrou as atividades pelos 16 dias de ativismo na luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, campanha “Quem Ama Abraça”. A caminhada aconteceu nesta terça-feira 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Iniciada no último dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, a campanha levou palestras a escolas e instituições públicas, além de promover atividades em datas significativas como o dia 1º de dezembro, que é o ‘Dia Mundial de Combate à Aids’ e 6 de dezembro, dia que lembra o ‘Massacre de Mulheres de Montreal’ (Canadá) e que incentivou a criação da ‘Campanha Mundial do Laço Branco’ no Brasil e ‘Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres’.

Os participantes da passeata fizeram concentração na Avenida Governador Divaldo Suruagy em frente à Secretaria Municipal da Mulher, e em seguida seguiram pelas ruas da cidade exibindo cartazes, faixas, distribuindo material informativo, fazendo o alerta sobre a luta pela causa. A caminhada contou com a participação de alunos da rede municipal de Ensino e alunos da Escola estadual dom Constantino Lüers.

A caminhada contou com a participação das coordenadoras nacional da campanha, Schuma Schumaher, Patrícia Mourão e Lourdinha Antonioli, que parabenizaram a prefeitura de Campo Alegre pela intensidade da Campanha no município.

A secretária de Estado dos direitos das mulheres Kátia Born Ribeiro, também esteve na caminhada, e no encerramento parabenizou a prefeita Pauline Pereira pela implantação da Secretaria da Mulher, e falou da importância da denuncia, para que as mulheres busquem seus direitos e conheçam a Lei Maria da Penha. A superintendente estadual da mulher, Solange Viegas também participou.

A prefeita Pauline Pereira, as secretárias, Jane Meire Matias (Mulher) Neide Granja (Educação) e Isys Roberta (Assistência Social), também estiveram na caminhada, como incentivadoras da campanha.
O principal objetivo da campanha foi conscientizar a sociedade no que se refere aos maus-tratos e violência direcionada ao público feminino, disseminando com isso informações sobre a Lei Maria da Penha em todo o município.

Os dados mostram que cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil; seis em cada dez brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica; 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica; a cada dois minutos, cinco mulheres são violentamente agredidas no Brasil.

Após a caminhada foi realizada uma sessão solene especial comandada por mulheres na Câmara de vereadores marcando o fim da edição 2013 da Campanha Quem Ama Abraça e o lançamento da Campanha Quem Ama Abraça – fazendo escola.



Nenhum comentário: