sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Projeto reforço escolar, mais uma ação pioneira realizada no distrito de Luziápolis

Tendo como prioridade o Art. 205 da Constituição Federal que diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, a Prefeitura de Campo alegre por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantaram no Distrito de Luziápolis, o projeto Reforço Escolar que teve início no dia 05 de setembro e encerrou no dia 28 de novembro, contando 49 dias letivos.
A realização do projeto contou com total apoio da secretária de educação professora Josineide Granja e a da prefeita Pauline Pereira.
Neste projeto foram atendidos 229 alunos, distribuídos em 12 turmas entre os turnos matutino e vespertino. Desses alunos 128 eram dos 3º Anos, 55 dos 4º Anos e 46 dos 5º Anos da Escola Municipal Felizardo Souza Lima. A seleção foi feita com base no diagnóstico de aprendizagem, onde percebeu-se alunos com dificuldade no processo de alfabetização, a maioria não conseguia ler e escrever alfabeticamente.

Da equipe de seis professores que abraçaram a causa, um faz parte do quadro da escola e os demais foram contratados, ao encerrar este trabalho, relataram que muitos problemas foram encontrados, mas que também muitas conquistas aconteceram mesmo no curto período de tempo disponibilizado para as aulas. Observamos esses avanços ao término do Projeto que contou com um saldo de mais de 75% de alunos frequentes e mais de 60% de avanço na aprendizagem.

Na manhã do dia 28 de Novembro de 2013, foi emocionante assistir as apresentações dessas crianças no encerramento do projeto no Clube Recreativo de Luziápolis, com a presença de várias autoridades, pais de alunos e professores. E claro os principais homenageados do dia, nossas crianças que puderam demonstrar tudo que aprenderam através da recitação de poemas de grandes autores da literatura infantil, como Cecília Meireles, Ruth Rocha e outros, além de ressaltar a cultura nordestina através da literatura de cordel.
No olhar das crianças foi possível perceber o sentimento de gratidão pela oportunidade de aprende e o reconhecimento ao empenho da SEMED e da Prefeita Pauline Pereira que vem demonstrando preocupação com a educação dos seus munícipes e afirmando que a aprendizagem é prioridade.



Nenhum comentário: