sábado, 21 de dezembro de 2013

Secretaria de Educação realizou I Seminário de encerramento do PENAIC 2013

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, promoveu nesta sexta-feira 21 de dezembro, o I Seminário Municipal de encerramento do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, correspondente ao ano letivo 2013. O evento aconteceu na Escola Municipal João Paulo II, e teve como público alvo os profissionais da educação que trabalham na alfabetização.

Durante o evento as escolas da rede municipal apresentaram os resultados colhidos nesse primeiro ano da implantação do PNAIC na rede municipal.

“Muitos avanços já foram registrados, mas temos a certeza que muito ainda temos a melhorar”, destacou a secretária de educação Maria Josineide Granja.

“O PNAIC está proporcionando aos professores alfabetizadores a oportunidade de refletir e experimentar novas situações de ensino/aprendizagem para a partir daí fazerem conexões com o que já sabiam construindo assim novos conhecimentos”, destacou a professora Elisangela Vicente, coordenadora do PNAIC no município.

O evento serviu também como reflexão sobre as metodologias e práticas pedagógicas implantadas na rede pública de ensino, com a finalidade de melhorias na alfabetização.
O município de Campo Alegre conta com 12 escolas com alunos matriculados nas séries iniciais, 1°, 2° e 3° anos, com um total de 81 turmas, totalizando 2.208 alunos matriculados nas séries iniciais.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
 
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.


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