sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeitura de Campo Alegre realizou a 5ª Conferência Municipal das Cidades

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou na ultima quarta-feira 29 de maio, a edição local da 5ª Conferência Municipal das cidades. A Conferência foi convocada pelo Decreto Municipal n.º 10/2013 e desenvolve seus trabalhos a partir do Temário Central da 5.ª Conferência Nacional das Cidades: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”.

O evento teve como objetivo o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará as ações dos Governos Federal, Estadual e Municipal no que se refere às políticas de Habitação, Saneamento, Mobilidade e política urbana.

O tema central da Conferência foi explanado em palestra ministrada pela consultora Dra. Débora Cavalcanti, urbanista, arquiteta e doutora em planejamento urbano, fazendo em especial um levantamento das necessidades do município.

A abertura da conferência foi marcada pela apresentação da Orquestra Filarmônica Emeriato Pereira que realizou a execução do Hino nacional Brasileiro e ainda abrilhantou com a execução de algumas músicas.
O secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo esteve presente representado também o governador Teotônio Vilela “Fico feliz vendo uma conferência tão bem organizada, a participação e o apoio dado pela prefeitura para que o evento pudesse ser realizado com sucesso”, declarou o secretário.
Ainda de acordo com Claudionor nunca houve tamanha participação dos municípios na Conferência como este ano, aproveitando ainda para parabenizar a prefeita Pauline pelo trabalho brilhante trabalho que vem desenvolvendo no município em menos de 06 meses de gestão.

A prefeita Pauline Pereira que participou durante todo o dia do evento também falou logo na abertura, “Este será um dia muito proveitoso, onde iremos discutir o que queremos para o nosso município, dividindo as responsabilidades de forma democrática, pois assim poderemos alcançar um resultado satisfatório para toda a população”, afirmou Pauline.

O coordenador da conferência, secretário municipal de infraestrutura Nicolas Pereira, agradeceu o empenho e dedicação de toda equipe responsável pela organização do evento. “A equipe não mediu esforços, por isso, quero agradecer e dizer que, sem vocês, essa conferência não estaria acontecendo com tanto sucesso”, Nicolas pediu ainda apoio e paciência da população quanto a alguns transtornos causados durante a realização e algumas obras, pois são transtornos passageiros para um bem comum.
Estiveram presentes ainda gestores das diversas pastas da Administração Municipal, vereadores, integrantes do poder público, da sociedade civil e entidades locais.
 
A Conferência

As conferências das cidades colocam na agenda pública e política questões urbanas que sempre foram preteridas ou tratadas apenas no âmbito local (ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de até 3 salários mínimos e mobilidade urbana, entre outros). Elas promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade e fortalecem o conselho das cidades, que age como o interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular.










Nenhum comentário: