quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi em Campo Alegre atrai milhares de fiéis que participaram da grandiosa procissão do tapete

População mantém a tradição da confecção do tapete no município há 30 anos
Em Campo Alegre município localizado no Agreste alagoano, o dia de Corpus Christi já há 30 anos a população e a igreja vem mantendo uma tradição onde milhares de fiéis participam da tradicional procissão do tapete. Na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, uma multidão participou da celebração. A celebração católica já se tornou um evento turístico no calendário cultural local.

Antes da procissão aconteceu a celebração da santa missa que como de costume foi celebrada na Igreja de São Francisco pelo pároco da cidade padre Edson Lira e em seguida a multidão de fiéis seguiu em procissão percorrendo as principais ruas da cidade enfeitadas pelos belos tapetes, seguindo para a paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos no centro da cidade.

O tapete com mais de 3 km de extensão é confeccionado a base de pó de serragem, folhas e tintas, mas algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados. Durante o percurso belas obras de arte, mensagens religiosas, textos bíblicos e desenhos da fé cristã, tudo com muita criatividade de artistas anônimos que como misto de fé e tradição vem mantendo a cada ano o lindo tapete.
“Em minha confecção utilizei bastante a imagem do girassol, pois o girassol sempre está buscando a luz, e assim todos nós devemos estar, sempre buscando a luz”, destacou a professora Eluzenita Chagas.
História

A tradição começou timidamente em 1983, só com a gravura de um cálice enorme no lado que dava acesso a igreja, no ano seguinte decorou-se todo o centro ao redor da Praça Padre Cícero, com a representação dos Sete Sacramentos desenhados e nos anos seguintes a comunidade abraçou a ideia que a cada ano vai se aperfeiçoando e revelando belas obras de arte feitas artesanalmente por artistas da terra.
Confecção

A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição.
A tradição foi trazida ao município pelo professor Jorge Vieira da Costa, no ano de 1983. A Prefeita Pauline Pereira esteve junto com a população desde o início da confecção do tapete que tem todo o suporte da Prefeitura Municipal.

A prefeita Pauline Pereira e o deputado Joãozinho Pereira prestigiaram o evento religioso, entre outras lideranças políticas da cidade e da região.
A festa de Corpus Christi este ano contará ainda com o show da banda católica Anjos de Resgate às 18 horas na praça central da cidade.










Nenhum comentário: