quinta-feira, 23 de maio de 2013

Campo Alegre realizará 30ª edição da tradicional procissão do tapete Corpus Christi

Tapete de mais de 03 km é confeccionado pela população para a passagem do santíssimo sacramento

O município de Campo Alegre localizado a 93 Km da capital Maceió, realizará nesta quinta-feira 30 de Maio, a 30ª edição da tradicional procissão ao dia de Corpus Christi. O evento religioso é um dos principais acontecimentos do calendário religioso e cultural da cidade, e todos os anos atrai milhares de pessoas de várias cidades de Alagoas e até de outros estados.

Este ano o evento foi ampliado, e além da tradicional procissão com grande participação de fiéis, haverá um grande show católico com a consagrada banda Anjos de Resgate.
 
O que é o evento

As comemorações ao dia de Corpus Christi em Campo Alegre é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1983, completando na edição 2013, 30 anos de realização. Todos os anos o enorme tapete é confeccionado pelas mãos dos moradores da cidade que passam a noite inteira envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.
O tapete que mede mais de 3 km de extensão é confeccionado a base de pó de serragem, folhas e tintas, porém algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.
 
Confecção

A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição.
 
Programação

Na manhã do dia de Corpus Christi, às 09 horas da manhã, acontecerá a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, ponto inicial do tapete. Após a celebração da santa missa, inicia-se a grande procissão seguindo pelo percurso das ruas enfeitas pelo tradicional tapete.
 
Diferencial

Na edição deste ano, a organização está lançando uma grande novidade para o público cristão que participa do evento, pois pela primeira vez na história será realizado um grande show católico com a consagrada Banda católica Anjos de Resgate. A programação que antes terminava após a realização da procissão nesta edição contará com o show católico que terá início as 18 em praça pública.

Nenhum comentário: