Rádio Web MJ

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Assistência odontológica: Ações pioneiras da Saúde bucal de Campo Alegre são apresentadas na Sesau

Técnicos do município de Campo Alegre apresentaram, nesta quarta-feira (8), à equipe do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o protótipo de um prontuário eletrônico para saúde bucal. Pioneiro no estado, o programa irá permitir que os pacientes realizem as marcações de consultas diretamente pela internet.

Por meio do prontuário, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campo Alegre poderão marcar suas consultas sem necessitarem sair de suas residências. Com isso, segundo destacou a coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município, Tereza Cristina, “o programa irá resultar em maior comodidade à população, além de proporcionar mais organização e celeridade no atendimento”.

Outro destaque na Saúde Bucal de Campo Alegre é o Programa Melhor em Casa, que já está em funcionamento e leva a assistência odontológica a pacientes que não podem se deslocar para o consultório. “O programa é o único em toda a região Nordeste, que leva os profissionais e os equipamentos para a realização do atendimento em casa, garantindo que pessoas com dificuldade de locomoção recebam toda a assistência necessária”, destacou Tereza Cristina.

Os projetos e ações de Campo Alegre serão apresentados para os demais secretários municipais de saúde alagoanos, para que possam ser implantados. “As apresentações serão iniciadas no mês de maio, mostrando para os demais municípios as iniciativas exitosas de Campo Alegre”, explicou o gerente do Programa de Saúde Bucal da Sesau, Maria de Lourdes.

Ela destacou que os profissionais de Saúde Bucal dos municípios podem utilizar o Telessaúde para se capacitar. O programa foi criado pelo Ministério da Saúde para atender os pacientes à distância, realizando a promoção de saúde através de tecnologias como a internet e telefones.

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Sesau, o programa é implantado pelo município e recebe apoio da gestão estadual. “O programa Telessaúde aumenta a qualidade e a resolutividade das equipes de saúde que atuam na Atenção Básica. Isso porque, os profissionais podem consultar especialistas para serem auxiliados na resolução dos casos que chegam até as unidades de saúde”, destacou a gerente.

Nenhum comentário: