sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Secretários e comerciantes debatem sobre o projeto de modernização da feira-livre de Campo Alegre

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio Trabalho e Ensino Profissionalizante, Sala do empreendedor em parceria com SEBRAE. Realizou nesta quinta-feira 07, uma reunião sobre projeto de modernização da feira-livre da cidade.

A reunião foi conduzida pela consultora do Sebrae Cláudia Costa , que apresentou as estratégias desenvolvidas pelo Poder Público no formato de Plano de Ação. O intuito da reunião foi de melhorar as condições de infraestrutura, organização, higiene e atendimento, para poder transformar a feira em um centro de abastecimento e melhorar a renda dos pequenos comerciantes. O encontro serviu também para saber quais as melhorias que desejam-se que aconteçam, e os pontos fortes e fracos da feira.

Outro assunto abordado foi sobre a setorização, que além de modernizar a feira, vai melhorar o atendimento aos consumidores, pois os produtos estarão expostos de forma organizada. Além disso, o espaço utilizado pelos feirantes seria disciplinado com a padronização das barracas. Que sem dúvida, esses aspectos serão atrativos a mais para os frequentadores das feiras livres.

Na oportunidade também ficaram definidas as ações que cada pasta irá estabelecer para beneficiar a melhoria da feira, entre elas: 

A Interdição e sinalização das vias de acesso a feira livre, proibição a entrada de veículos automotores, de transporte de pessoas ou cargas, no perímetro da feira, nos horários decretados, disponibilização de locais de estacionamento, embarque, desembarque, e, carga e descarga dos comerciantes na feira que ficará na responsabilidade do Secretário de Transporte Josenildo Barbosa.

A limpeza que ficará na responsabilidade da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos na pessoa do secretário Marcos Gama.

O cumprimento das normas de vigilância e controle de qualidade dos alimentos oferecidos, orientando sobre higiene e limpeza, notificando, e se for o caso, recolhendo os produtos impróprios para consumo humano. (Vigilância Sanitária).

Erradicação do trabalho infanto-juvenil, conscientizando a população em geral para o tema, elaborando Projetos e campanhas proporcionando esportes, lazer e bem estar as crianças e adolescentes carentes. (Sec. Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Tutelar).
Incentivar agricultores do município a participarem da feira com produtos agrícolas locais. (Secretaria de Agricultura).

Atuar no controle de zoonoses, evitando o acesso de animais infectados/contaminados, ou que causem infecções/contaminações aos alimentos comercializados na feira e mercados. (Secretaria de Agricultura).
Demarcar e controlar as unidades de cada comerciante, no sentido de evitar transtornos e desavenças entre comerciantes no tocante ao seu espaço. (Secretaria de Indústria e Comércio);

Conservar infraestrutura dos mercados e vias públicas. (Secretaria de Infraestrutura);
Zelar por todo patrimônio público, e atuar no controle do tráfego. (Secretaria de Segurança);

Atuar no controle das ilegalidades. (Procuradoria Jurídica);
Disponibilizar recursos humanos e apoio logístico para realização de tarefa complementares. (Secretaria de administração) ;

Durante a reunião, vereadores, secretários e representantes de diversas instituições puderam explanar suas sugestões, necessidades, pontos de vista, dificuldades, oportunidades e problemas que precisam ser corrigidos.

Participaram da reunião os secretários: Carlos Olodum (Cultura), Jailson Valério (Segurança Institucional), José Benderlak (Articulação Política), Josenildo Barbosa (Transportes), Isys Roberta (Assistência Social), José Antônio Ferreira – Toinho (Administração), Francisco Joaquim – Chico (Indústria e Comércio), Nicolas Pereira (Infraestrutura), Alvinho (Esporte e Lazer), Neide Granja (Educação), representantes do comércio local, Diretor de Segurança Adenilson Celestino, membros do conselho tutelar, representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Luiz Lohans e Júnior Braz. Os vereadores: Piu Spettus, Alan do Lucinho, Arquelino Cezar, Abelardo Rodrigues de Paiva, Jeane Nascimento, Kellyn Rafaella e o presidente da Câmara José Correia (Jura).


Nenhum comentário: