Rádio Web MJ

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Campo Alegre realiza ato Cívico em comemoração ao Dia de Bandeira Nacional

Evento contou com a participação de estudantes da rede municipal de ensino

Para celebrar o símbolo da pátria brasileira, nesta terça-feira 19, Dia da Bandeira Nacional, a Prefeitura de Campo Alegre realizou o hasteamento dos pavilhões em Ato Cívico realizado em frente à sede dos poderes Executivo e Legislativo Municipal.

O hasteamento aconteceu às 11 da manhã respeitando a legislação e o horário de Brasília, (§ 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais).

Participaram da homenagem, estudantes das escolas municipais, a secretária de educação Maria Josineide Granja, o secretário de administração gestão e Planejamento, José Antônio Ferreira (Toinho), os vereadores, José Correia (Jura), Alan do Lucinho e Abelardo Rodrigues, equipe técnica da Secretaria de Educação, professores e diretores de escolas municipais.

Quando fez uso da palavra o vereador Jura parabenizou os idealizadorse pela iniciativa, “fazia muito tempo que essa data não era lembrada em nosso município, fazia bastante tempo que não ouvia o nosso lindo hino da bandeira”, destacou o vereador.

A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Em 19 de novembro daquele mesmo ano fora instituída a bandeira republicana.

O símbolo
A bandeira do Brasil é representada em suas cores pelas belezas e as riquezas do país. O verde representa as florestas; o amarelo, o ouro que existia, principalmente em Minas Gerais e o azul, que lembra seus rios e mares.

As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal. 
Estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E acima da frase “Ordem e Progresso”, apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem.

Curiosidades sobre a bandeira
- A Bandeira do Brasil deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.


Nenhum comentário: