sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Campo Alegre sediou III Fórum regional sobre Saúde Mental Infanto Juvenil

Foi realizado na ultima quinta-feira 21 de novembro, a III edição do Fórum regional de Saúde Mental Infanto Juvenil. O evento aconteceu no município de Campo Alegre e reuniu representantes da 5ª e 6ª região de saúde.

O evento contou com a participação além da equipe do CAPS local, dos conselheiros tutelares da sede do município e distrito de Luziápolis, representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de saúde e Secretaria de Assistência Social, além de representantes dos municípios vizinhos, Junqueiro e Teotônio Vilela.

As palestras foram conduzidas pela equipe do CAPSi de Maceió, onde foi debatido sobre a estruturação da Rede de atenção Psicossocial (RAPS), onde será realizado um consórcio entre os municípios de Anadia, Boca da mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.
Futuramente além do CAPSi, o município de Campo Alegre contará com uma Unidade de Acolhimento que será construída no Distrito de Luziápolis, e um centro de convivência que será referência para os municípios vizinhos.

Na oportunidade foi proposto a realização de um trabalho de sensibilização por parte dos profissionais da educação para identificação e encaminhamento das possíveis demandas para o CAPSi.
Também foi proposto a estruturação de um plantão psiquiátrico no hospital da cidade, e a criação de um fórum permanente para discutir a política de atenção a saúde mental visando seu aperfeiçoamento com enfoque interdisciplinar.

A concretização deste projeto é fruto da articulação das prefeituras pro meio das secretarias municipais de saúde, visando atender essa demanda, se adequando aos critérios do Ministério da Saúde que prevê a criação dos referidos serviços no âmbito da RAPS quando a população ultrapassa 200 mil habitantes.



Nenhum comentário: