sábado, 2 de novembro de 2013

Secretaria de Saúde passou a oferecer prótese dentária gratuita em Campo Alegre

Serviço passou a ser oferecido na Unidade de Saúde Luiz Vieira 

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre em parceria com a política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente, tem promovido a reorganização das práticas à Atenção Especializada em Saúde Bucal, através da implantação dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

A partir desta sexta-feira (01), a Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira em Campo Alegre passou a oferecer o serviço de prótese dentária gratuitamente. O projeto do laboratório de Prótese dentária foi aprovado pelo Ministério da Saúde.

As moldagens das próteses são feitas no PSF 02, Unidade Luiz Vieira todas as sextas-feiras. As marcações são feitas também nas demais unidades, totalizando 30 atendimentos a cada semana.
“É extremamente gratificante vermos um novo sorriso e a felicidade estampada no rosto do nosso povo”, destacou a secretária de Saúde Nadja Apolinário. “Esse serviço era mais um desafio para nós, e hoje é muito gratificante ver essa ação sendo realizada. É mais uma meta sendo alcançada pelo nosso município através da Secretaria de saúde”, acrescentou a secretária.

A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, tem promovido a reorganização das práticas e da rede de Atenção à Saúde, ampliação e qualificação do acesso aos serviços de Atenção Básica em Saúde Bucal, principalmente por meio das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, e da Atenção Especializada em Saúde Bucal, através da implantação dos Centros dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) municipais, pautando-se nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde(SUS).

Os LRPD visam suprir uma grande necessidade da população brasileira, que é a reabilitação oral. Até 2003, nenhuma política de saúde pública havia proporcionado esse tipo de atendimento, porém, com a criação do Brasil Sorridente, a reabilitação protética passou a ser uma das principais metas da Política Nacional de Atenção à Saúde Bucal.

Nenhum comentário: