quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Secretário de Agricultura apresenta balanço da Secretaria na Câmara de Vereadores

Atendendo a convite da mesa diretora da Câmara de Vereadores, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Alegre Leonardo Monteiro, participou nesta quarta-feira 13, da sessão ordinária da casa legislativa. Na oportunidade Leonardo realizou a apresentação dos principais avanços da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente no ano de 2013. 

O secretário começou falando sobre a Celebração do Dia do Meio Ambiente, onde foi realizada a distribuição e plantio de mudas em todo o município, onde ao todo foram distribuídas e plantadas 5.600 mudas, sendo: 3.0000 mudas de cajueiro precoce e 2.600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica (Pau Brasil, Bordão-de-Velho, Pau Ferro, Canafistula, Angico, Dendê, Igai, Ingá, IpêAmarelo, Ipê Roxo, Ipê Rosa e Genipapo) e espécies decorativas de raízes não agressivas (Acácia Javanesa, Lírio do Campo, Nim, Pata de Vaca e Aroeira. Empresas parceiras: Coruripe, Seresta, Porto Rico, Triunfo e Construtora UCHOA. 
Leonardo também falou sobre o Incentivo a agricultura familiar com a realização de gradagem de terras para plantio de Feijão Carioca, Feijão de Corda e Milho. Doação de Sementes de Grãos de Feijão de Corda, Feijão Carioca e Milho, adquiridos em parceria com a SEAGRI. Falou também sobre o lançamento oficial da Campanha de Combate Contra Febre Aftosa e Brucelose, com a presença de Agente da ADEAL. 
Outra realização apresentada foi à doação de 1000 doses de vacina contra Febre Aftosa, adquiridas com recursos próprios. Destacou a parceria com a Secretaria de Saúde para Renovação de Convenio com o Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca, para combater a grande quantidade de animais vadios no município. 
Também foi mencionado sobre a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campo Alegre e EMATER com a aquisição de 01 (um) veículo para garantir Assistência Técnica e Extensão Rural, aos produtores do município, além de possibilitar acesso às políticas públicas estaduais. Aquisição de 02 (dois) Módulos do Alagoas Mais Peixe, junto a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, serão implantados no município, onde, cada módulo beneficiará 20 famílias, organizadas em associações. Cada Módulo do Programa é iniciado com dois tanques redes nos dois primeiros ciclos e atingem o máximo de 34 Tanques redes além de materiais, como: barco, freezer, balança, etc., além de alevinos e ração para o primeiro ciclo. 
O secretário destacou ainda sobre uma reunião com técnicos da EMATER e Assessor do Banco do Nordeste para apresentar as linhas de crédito do Agroamigo, Agroamigo Mais e de Estiagem. Parceria com a CPLA (Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas) para a Implantação de 01 (um) Tanque de Resfriamento de Leite no município de Campo Alegre, que irá beneficiar produtores das comunidades, Pimenteira, Belo Horizonte, Calugi e Chá da Imbira, proporcionando aos produtores comercialização certa para a produção. A Prefeita Pauline Pereira que já disponibilizou a área para a construção do abrigo que recepcionará o leite produzido. Formação da CAMPORURAL 1ª Associação de Produtores Rurais do Município de Campo Alegre, passo fundamental para garantir o crescimento dos nossos produtores. Cadastro para a construção de 50 casas através do Minha Casa Minha Vida Rural, que vai beneficiar 50 famílias de agricultorese trabalhadores rurais do Povoado Chã da Imbira, entre outras ações.

Nenhum comentário: