sábado, 24 de agosto de 2019

Meio Ambiente: Estudantes utilizam sacolas plásticas na produção de mudas no viveiro educador

A Secretaria Municipal de Educação tem um forte compromisso com o desenvolvimento e a educação ambiental do município de Campo Alegre, atuando de forma intensiva para que essas ações sejam desenvolvidas visando contribuir com a preservação do meio ambiente.

Nessa perspectiva estudantes que integram o grupo Amigos do Meio Ambiente - AMA e a Com-vida participam de aulas práticas com produção de mudas de árvores nativas usando embalagens plásticas recicláveis doadas pela comunidade e alguns órgãos públicos, posteriormente essas mudas serão doadas e utilizadas para reflorestamento e arborização de espaços públicos e privados.

A reutilização de embalagens recicláveis apresenta uma série de vantagens, pois, quando as mesmas são reaproveitadas à diminuição dos resíduos no município, além disso, quando são reutilizadas principalmente na produção de mudas tem grande valia, visto que, facilita o trabalho de enchimento e tem maior durabilidade.

É preciso salientar que, o reuso desse tipo de resíduo evita gastos com a compra de sacos próprios para as mudas, e o mais importante, podem ser reutilizadas diversas vezes, evitando seu acúmulo na natureza, e diminuindo assim a poluição do meio ambiente se considerarmos o tempo que esse tipo de material leva para se decompor.

A produção de mudas no município passa a ser totalmente sustentável porque ao invés de gerar resíduos reaproveita os gerados pelas indústrias, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente. 

As ações desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEA busca tornar o município de Campo Alegre um meio ambiente sustentável e comprometido com a sustentabilidade e com o reuso consciente de materiais que antes seriam descartados de forma irregular, gerando prejuízos ao ecossistema.
 

Nenhum comentário: