quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Projeto Fortalecendo Laços promove palestras sobre Automutilação e Suicídio com alunos da Rede Municipal

O Projeto Fortalecendo Laços realizou na última segunda-feira (19), uma roda de conversa com os adolescentes, e abordou a temática: Automutilação e Suicídio – Precisamos falar sobre isso. O encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenóbia Ferreira.

O intuito da palestra foi promover a reflexão sobre o tema visando esclarecer o contexto na qual a Autolesão e o Suicídio acontecem, orientar sobre os fatores de riscos envolvidos, e criar um espaço de diálogo entre os discentes e a equipe técnica do projeto. Participaram no período matutino 34 alunos, e no período vespertino 43.

A ação foi realizada pelo psicólogo Alex Ferreira, que explanou o assunto, e pontuou que a automutilação é um comportamento intencional de agressão direta ao próprio corpo, e as formas mais habituais são: cortes superficiais na pele, arranhões, mordidas, queimaduras, bater partes do corpo contra a parede e enfiar objetos pontiagudos no corpo. Informou que vários são os fatores de riscos, como, características da personalidade, transtornos psiquiátricos, problemas sociais, problemas familiares, e uso de substâncias psicoativas. Essas ações devem servir de alerta, pois essa prática pode ser um gatilho para o suicídio.

A Assistente Social, Karla Karoliny Pedrosa, divulgou os serviços do Projeto Fortalecendo Laços, que funciona como um Centro de Atendimento Psicossocial, atendendo crianças e adolescentes que estejam com seus direitos violados, assim como seus familiares, proporcionando o aumento na qualidade de vida dos mesmos mediante o rompimento dos ciclos de violência.

O momento foi de grande importância, pois despertou nos ouvintes o desejo de compartilhar experiências vivenciadas por eles, como também por pessoas próximas. A equipe do projeto orientou os adolescentes a procurar um profissional psicólogo para dialogar caso esteja passando por esse problema, e que o profissional escolhido vai reservar tempo para ouvi-lo afetivamente e com cordialidade, sempre com muito respeito, empatia com as emoções do outro, e com sigilo.

Sobre o Projeto

O Projeto Fortalecendo Laços foi elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, e é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, ambos do município de Campo Alegre – AL. Financiado pelo Banco Santander, através do Programa Amigo de valor, o projeto é configurado por um Centro de Atendimento Psicossocial que visa atender crianças e adolescentes que estão com seus direitos violados.

Nenhum comentário: