segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Secretaria de Educação debate sobre Inclusão escolar com as Equipes Gestoras da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação realizou no período de 13 e 20 de agosto, encontros pedagógicos com as Equipes Gestoras das Escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre para discutir sobre o verdadeiro processo de inclusão escolar.

Falar de inclusão é uma necessidade, pois ainda se percebe uma sociedade desigual na qual a pessoa com deficiência é, muitas vezes, vítima de exclusão e isolamento. A informação é um importante mecanismo para a inclusão social, para a equiparação de oportunidades e para o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência. 

O encontro foi ministrado pela técnica da Educação Especial e Inclusiva Gilvânia da Paz, tendo como objetivo mostrar a importância do olhar ampliado que precisa ter em relação aos Educandos com deficiência, visto que na maioria das vezes só enxerga nos mesmos sua deficiência deixando de reconhecer seu potencial dentro de suas limitações. 

No momento também foi destacado a importância de mobilizar e sensibilizar para a verdadeira inclusão e aproveitou o momento para discutir alguns artigos da resolução Municipal da Educação Especial e Inclusiva.

Na ocasião foi entregue as equipes gestoras das instituições de ensino, a nota Técnica Nº04/2014/MEC/SECADI/DPEE de 16 de Janeiro, que solicita orientação técnica em relação aos documentos que podem ser encontrados na escola para que sirvam de declaração dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar, para reforçar a questão de que não precisa de laudo,  para que a instituição oferte o atendimento necessário aos educandos com deficiência.

Foi discutido ainda as ações a serem organizadas pelas escolas em comemoração ao Agosto Verde – Semana da Pessoa com deficiência, onde ficou claro que esse momento não pode passar despercebido aos olhos da sociedade.

“Esses momentos reafirmam o compromisso de todos para contribuir a cada dia, com ações que visam a promoção e a garantia dos direitos às pessoas com deficiência”, destacou Gilvânia da Paz, técnica responsável pela coordenação da Educação Especial.

A educação especial e inclusiva cresce e se desenvolve no município, transformando vidas e superando limites. Assim torna-se imprescindível que cada um faça sua parte para que as pessoas com deficiência se sintam parte da sociedade e seja protagonista de sua própria história.

Nenhum comentário: