quinta-feira, 22 de agosto de 2019

CRAS sede realiza projeto diálogo virtual com jovens acompanhados no Serviço de Convivência

Nesta quarta dia 21 de agosto, o CRAS Sede realizou encontro com jovens entre 10 e 13 anos acompanhados pelo SCFV Sede com o tema Dialogo Virtual. O momento foi conduzido pela assistente social Lucélia Bispo com a presença da coordenadora do SCFV Jéssica Medeiros e a orientadora social Marcilene, com o objetivo de promover debate sobre a importância do uso seguro das novas tecnologias auxiliando crianças e adolescentes a fazer o uso da Internet de maneira segura e consciente, como meio de prevenção do bullying, abuso e exploração sexual.   

A temática foi trabalhada em virtude de todos os dias tomarmos conhecimento de casos em que propagam o preconceito e a intolerância e, outras, até o vazamento de mensagens e fotos íntimas. Diante dessa realidade o projeto busca se desvencilhar da ideia de proibir o uso de mídias sociais e o acesso à internet, e construir noções de autocuidado e cuidado com os outros, com o uso responsável das tecnologias e das redes sociais.

Em virtude dessa fase da vida ser marcada pela construção da identidade, da capacidade de interação e da conquista de autonomia, e fundamental trabalhar as crianças e adolescentes como agente ou vítima em casos de humilhação, ofensas, ameaças ou discursos de ódio e intolerância tem um grande impacto no desenvolvimento do indivíduo.

“É dever de todos velar pela dignidade da  criança e do adolescente, pondo-os a salvo de  qualquer tratamento desumano, violento,  aterrorizante, vexatório ou constrangedor...”  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Art. 18.

A internet não é terra sem lei. Na ocasião os jovens acessaram o site safernet.org.br que possui um trabalho sobre o uso consciente da internet, com o chat para ajuda.

O debate foi bastante rico, cada jovem colocou situações vivenciadas, sendo colocado a importância de usar o seu dia de forma a ter tempo para brincar, estudar, conversar com os amigos necessariamente manter os diálogos através do uso de redes sociais.

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