sábado, 3 de maio de 2014

Secretaria de Saúde e Articulação do Selo planejam ação voltada para o selo UNICEF

Consonante a busca pela conquista do selo UNICEF e os benefícios que a proposta trás junto à iniciativa do Fundo das Nações Unidas pela Infância - UNICEF, a Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação da Atenção Primária à Saúde,  junto a Articulação do Selo, se reuniram neste último dia (02), para estabelecer propostas e perspectivas em torno do selo. 

Nesta primeira reunião, a Secretaria de Saúde lançou a primeira proposta de ação do selo, envolvendo dois Objetivos do Milênio (ODM) importantes para alcançar o título: a ODM 5 – melhorar a saúde das gestantes e a ODM 6 – combater a AIDS, a malária e outras doenças, no nosso caso a AIDS, que vem alcançando novos indicadores impactantes para a saúde da população. 

Foi definido também a realização de um Fique Sabendo, estratégia criada para estimular o diagnóstico precoce de HIV e sífilis, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos soropositivos e no caso da sífilis a instituição do tratamento. Segundo o coordenador da estratégia, o enfermeiro George Leite, ‘’o objetivo maior é envolver diversos grupos etários e priorizar principalmente as gestantes, evitando assim a transmissão vertical do HIV e a sífilis congênita’’. 

A mobilização acontecerá no próximo dia 14, na Unidade Básica de Saúde José Egídio dos Santos, onde serão ofertados mais de 400 testes de HIV e sífilis.  ‘’Nossa prioridade é o sigilo e a confiabilidade dos pacientes na execução dos testes’’, afirmou a diretora administrativa da unidade Rosinéia Rolim. 

De acordo com a articuladora do selo, a assistente social Janaína Matias, ‘’a ação é de extrema importância, pois além de socializar informações sobre prevenção às DST/AIDS, possibilita que a população possa realizar o teste rápido e se diagnosticado, dar inicio ao tratamento e assim garantir sua qualidade de vida. Além disso, com a aprovação do município para concorrer à conquista do selo UNICEF, podemos adequar as práticas que já realizamos aos objetivos do milênio, contribuindo para que até 2015 nossos índices possam ser todos positivos’’.

Ressaltou ainda que a parceria entre as políticas públicas do município se faz crucial para o alcance dessa conquista, que para além de dar visibilidade à nossa cidade, garante direitos e maior qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: