sexta-feira, 19 de julho de 2013

Secretaria de saúde de Campo Alegre realiza atualização em Triagem Neonatal

Enfermeiras auxiliares e técnicos das unidades básicas de saúde do município participaram do evento

Foi realizado no ultimo dia 18 de julho de 2013, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenóbia Ferreira da Silva, um importante evento com o objetivo de atualizar os profissionais que atuam no programa de Triagem neonatal sobre as técnicas realização e doenças diagnosticadas no Teste do Pesinho.

Participaram do evento enfermeiras auxiliares e técnicos das Unidades Básicas de Saúde, da sede do município, Povoado Chã da Imbira e Distrito de Luziápolis.

Conhecido popularmente como "Teste do Pezinho", o teste de triagem neonatal, que é um exame laboratorial, que visa o diagnóstico precoce de doenças congênitas que não apresentam sintomas no período neonatal, dessa forma, a descoberta precoce dessas doenças garante a possibilidade de intervenção médica com a urgência necessária, nas crianças portadoras de alguma destas doenças, antes do surgimento de sequelas irreversíveis como, por exemplo, o retardo mental.

O teste são apenas quatro gotinhas de sangue coletadas do calcanhar do bebê, do 3º ao 5º dia de vida que possibilitam os diagnósticos de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, homoglobinopatias (dentre elas a Doença Falciforme).

A Coordenadora da Promoção da Saúde de Campo Alegre Joyce Alves destacou, “Esse momento foi importante, pois possibilitou que enfermeiras, auxiliares e técnicas de enfermagem do município compartilhassem experiências sobre  a realização do teste do pezinho, seus êxitos e dificuldades, sendo também uma estratégia de prevenção com foco da diminuição da mortalidade infantil”. 


Nenhum comentário: