Rádio Web MJ

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Prefeita Pauline Pereira participou da reunião sobre o COAP

COAP da 5ª região deve ser formalizado até final de Julho

O Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde (COAP) da 5ª região sanitária de Alagoas deve ser planejado e formalizado até o final de julho. O anuncio foi feito em reunião realizada nesta sexta-feira (05) com o Secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, prefeitos e secretários municipais.

Nos próximos dias 25 e 26, em São Miguel dos Campos, uma oficina do COAP deverá discutir as implantações técnicas e analisar as potencialidades de cada município para, daí, elaborar a minuta do Contrato. Para Jorge Villas Bôas, é importante a participação dos prefeitos, secretários municipais e procuradores para construção e assinatura da minuta.

“Queremos assinar todos os contratos até o final do ano, por isso pedimos apoio da AMA para que os prefeitos coloquem o COAP como prioridade”, afirmou o Secretário de Estado.

A 5ª região compreende os municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Junqueiro, Roteiro e Teotônio Vilela. Segundo a secretária adjunta, Sylvana Medeiros, a região foi escolhida para ser a primeira por ter habilidades técnicas, mas na sequencia todas as outras regiões serão atendidas.

“Fizemos um estudo, um mapa da saúde para analisar como dividir o Estado dentro da particularidade de cada região”, afirmou Sylvana. Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a parceria com a Sesau e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) é essencial para que o COAP seja um sucesso. “A AMA trabalha em conjunto com o Cosems, que é importantíssimo nesse processo, e estamos apoiando a aplicação do COAP para melhoria da saúde pública”, afirmou Marcelo.

A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, ressaltou que os prefeitos têm interesse que a maioria dos problemas de saúde sejam resolvidos dentro do próprio município. “Para nós, prefeitos, não vale a pena mandar uma pessoa para o HGE. É um desgaste para o paciente e um gasto de transporte muito grande. Quanto mais conseguirmos resolver dentro da nossa região melhor”, disse.

A secretária de Saúde de Campo Alegre Nadja Apolinário também esteve na reunião.

Durante a reunião, foi reforçada a importância do Contrato como uma nova modalidade de financiamento, uma ferramenta de gestão na melhoria do acesso e na economia na aquisição de equipamento e insumos. Também deverão ser consolidados os dados da relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (Renases). “O COAP é um instrumento legal com as responsabilidades compartilhadas, as ações básicas ficaram com o município e o restante entre estado e União”, afirmou o secretário de Saúde de São Miguel dos Campos e diretor do Cosems, Sival Clemente.
 
COAP

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) é uma iniciativa do Governo Federal, que elabora um pacto de colaboração firmada entre entes federativos, cujo objetivo é a organização e a integração das ações e dos serviços, em uma região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários. O Contrato define as responsabilidades de cada ente: prefeituras, Estado e União.

Nenhum comentário: