terça-feira, 8 de abril de 2014

Secretaria de saúde realiza reunião preparatória para campanha contra influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano esta gripe pode se apresentar de formas diferentes, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. Pensando nisso foi que a Coordenadora de Imunização Andreza Leão, realizou no dia 1º de abril uma reunião preparatória para a campanha de vacinação contra a influenza em Campo Alegre e Luziápolis.

O evento contou com a participação de técnicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, que estarão trabalhando no período da campanha de vacinação contra a influenza 2014. A finalidade foi discutir estratégias para alcançar a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, bem como avaliar a cobertura vacinal em 2013. “A meta do governo é manter a população vacinada, garantir e estabelecer a proteção individual e coletiva por meio das vacinas do calendário básico de imunização”.

A campanha será realizada no período de 22 de abril a 09 de maio, sendo o dia “D” no dia 26 abril de 2014. Os Grupos prioritários a serem vacinados, são:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Gestantes;
Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto;
Trabalhador de Saúde: Qualquer trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses.
Povos indígenas;
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina Influenza.
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Nenhum comentário: