quarta-feira, 30 de abril de 2014

Secretaria de agricultura realizou Campanha de Vacinação animal para cães e gatos

Diante da preocupação em prevenir doenças e a proliferação da numerosa quantidade de animais vadios, como cães e gatos, nas ruas e nas praças públicas da sede do município, no distrito de Luziápolis e nos povoados, a Secretaria de Agricultura de Campo Alegre, através do Secretário Leonardo Monteiro e de sua equipe técnica finalizou nesta quarta-feira 30 de abril, a primeira etapa da Campanha de captura e vacinação inibidora do cio canino. A campanha de vacinação foi executada durante duas semanas. A ação inicial teve como objetivo primário aplicar medicamento anticoncepcional nas cadelas errantes, a fim de que, com essa medida, o controle de natalidade seja devidamente acompanhado até que outros trabalhos definitivos de contenção sejam implantados.

Segundo o técnico Luiz Lorhans, que liderou a equipe de captura e vacinação, com essa medida o município evitou, pelo menos, pelos próximos seis meses, que é o prazo contraceptivo do medicamento, o surgimento de aproximadamente 300 novos animais nas ruas. Para ele, um dos principais acontecimentos favoráveis foi a participação da população que, além de compreender a importância dos trabalhos e elogiar o pioneirismo da iniciativa criada pela atual gestão, não mediu esforços em ajudar nos trabalhos, indicando e até mesmo atraindo com alimentos os animais que deveriam ser tratados. A segunda etapa de vacinação acontecerá mediante o recebimento do novo lote do medicamento.

Outros esforços conjuntos entre a própria Secretaria de Agricultura, que disponibiliza orientação e acompanhamento técnico, com representantes da sociedade civil, inclusive, com o total apoio da Câmara de Vereadores e empresários locais para a criação de uma ONG estão ganhando cada vez mais dimensão de realização, uma vez que, em suma, toda a comunidade campo-alegrense será beneficiada com a finalização desse projeto.


Nenhum comentário: