sexta-feira, 11 de abril de 2014

Projeto "Juntos Catamais" é apresentado por técnicos do Governo do Estado em Campo Alegre

Na manhã desta sexta-feira (11), foi realizada uma importante reunião na Câmara de Vereadores de Campo Alegre, que contou com a participação de vários catadores de materiais recicláveis do município.

A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e contou com as presenças da representante da Secretaria do Estado, a Coordenadora do programa “Juntos Catamais” Geórgia Jatobá e a representante do Unitrabalho-Ufal Virgínia Lucena, secretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Ensino Profissionalizante, Francisco Joaquim, o presidente da Câmara de Vereadores, José Correia (Jura) e o vereador Abelardo Rodrigues de Paiva.

O encontro teve como objetivo primordial debater sobre a questão da coleta seletiva e da inclusão dos catadores de materiais recicláveis, que apresenta-se hoje como um eixo estratégico para o poder público e a sociedade, que traz implicações sociais, ambientais, culturais e econômicas, relacionadas a modelo de desenvolvimento predominante. As implicações comportamentais relacionadas às práticas de consumo da sociedade, repercutem diretamente nas questões ambientais para questões que lida com um dos elementos de maior impacto no meio ambiente: os resíduos sólidos.

A coordenadora do Programa, Geórgia Jatobá, apresentou o objetivo do Projeto de Reciclagem de lixo denominado "Juntos Catamais", que trata do fortalecimento das organizações coletivas de catadores de materiais recicláveis no Estado de Alagoas, através de Empreendimento Econômico Solidário em rede, com melhoria nas condições de trabalho e das instalações físicas, capacitação para autogestão voltada à inclusão produtiva, apoio entre outras questões que envolvem o fortalecimento das organizações coletivas de catadores para contribuir com a geração de trabalho e renda e criar condições de superação da extrema pobreza.

Por sua vez, Virgínia Lucena do Unitrabalho-Ufal, elogiou o interesse e o apoio da gestão para esse público e apresentou as experiências de outros municípios e parceiros privados que podem colaborar com município para a criação da sede da Coopecmarca (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre).

O vereador Abelardo Rodrigues de Paiva, parabenizou a prefeita Pauline Pereira e o secretário de Indústria Francisco Joaquim pela iniciativa e deu seu total apoio a causa.

O Presidente da Câmara José Correia (Jura), disse ser favorável ao projeto que traz melhorias para o nosso município e agradeceu a presença das representantes da Secretaria do Estado e Unitrabalho-ufal, pela disponibilidade e troca de experiências.


Nenhum comentário: