segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SEMED iniciou 2014 com a realização de formação, palestras e reuniões

Objetivo da Secretaria de Educação é de intensificar a ação educativa em Campo Alegre.
Formação em “planejamento e avaliação” - Nos dias 30 e 31 de janeiro, cerca de 120 professores do 6º ao 9º ano participaram da 1ª etapa da Formação Continuada 2014, uma ação planejada e registrada no “Plano de Desenvolvimento da Escola”, PDE Interativo de cada unidade de ensino da rede, nesta ação estão inseridas as escolas: Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães (Centro), Felizardo Souza Lima (Luziápolis), Olival Tenório Costa Neto (Fazenda São José – Usina Porto Rico), Professora Zenóbia Ferreira da Silva (Centro), João Fernandes Vieira Filho (Pov. Chã da Imbira) e Pedro de Oliveira Santos (Luziápolis).

A temática escolhida “planejamento e avaliação” foi ministrada pelas Professoras Graciene Alencar Monteiro (Taquarana), Iracilda da Silva Almeida (Teotônio Vilela) e Cláudia Cristina Rêgo de Almeida (Arapiraca), dividindo e grupo em três turmas, o estudo e debate foi intenso nos dois dias, permitindo aos educadores da rede municipal de ensino de Campo Alegre iniciar o ano letivo 2014 com outras ideias e outras concepções a respeito das temáticas trabalhadas, afinal planejar e avaliar é uma constante no fazer educacional, por isso é preciso rever as teorias sempre.

A Secretária de Educação Professora Maria Josineide Vasconcelos Granja enfatizou a importância da formação como reflexão das práticas pedagógicas e informou que a SEMED irá durante o ano letivo de 2014 proporcionar momentos, como este, para todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino Campo Alegrense.

Início das aulas – Através da Gerência de Práticas Pedagógicas, a SEMED, planejou, elaborou e apresentou a proposta de calendário letivo para o ano de 2014, ainda em Novembro de 2013. As equipes gestoras das unidades escolares e o Conselho Municipal de Educação aprovaram a proposta que foi efetivada com o retorno dos professores no dia 28 de Janeiro e o início das aulas no dia 03 de Fevereiro de 2014 em todas as unidades de ensino da rede municipal, com exceção da Escola Municipal de Tempo Integral Helenilda Correia Araújo de Melo, que devido à reforma e ampliação dos banheiros, vestiário, refeitório iniciou o ano letivo 2014 em 10 de Fevereiro.

1ª Reunião de gestores 2014 - A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, através da Gerência de Gestão Educacional, realizou no dia 06 de Fevereiro de 2014, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenóbia Ferreira da Silva, a primeira Reunião Ordinária com os Gestores escolares da rede municipal. Tendo como objetivo socializar os avanços do ano letivo de 2013 e planejar as ações para 2014, foram destacados os seguintes assuntos: carga horária dos professores (hora aula / hora atividade), quadro de horário da equipe gestora, quadro comparativo de matrículas de 2013 e 2014 e a palestra com o professor e psicólogo Luiz Schettini, entre outros assuntos de grande importância.

Palestra para educadores - A SEMED realizou no dia 07 de Fevereiro palestra com o professor e psicólogo Luiz Schettini, reunindo mais de 500 profissionais da educação entre outros convidados, a temática “Relação professor e aluno (a afetividade como estimulação a aprendizagem)” agradou e muito a plateia presente, proporcionando uma manhã de reflexão a respeito das relações que se estabelecem no ambiente escolar, como também na vida pessoal familiar.

1ª Reunião Pedagógica com Coordenadores do Programa “Mais Educação” - A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, através da coordenação municipal do Programa Mais Educação, representado pela Professora Jane Cleide Vicente, realizou no dia 11 de fevereiro de 2014, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenóbia Ferreira da Silva, a 1ª reunião pedagógica com os coordenadores do Programa Mais Educação das onze escolas municipais cadastradas. Durante a reunião a Secretária de Educação Professora Maria Josineide Vasconcelos Granja falou sobre a relevância do programa e as suas contribuições numa perspectiva de desenvolver a formação da criança e do adolescente de forma integral e emancipadora, reduzindo a evasão, a repetência e a distorção de idade/ série.

Sequenciando os assuntos em pauta, a professora Jane Cleide discutiu sobre as ações que serão planejadas e realizadas em conjunto para nortear a prática pedagógica do programa juntamente com as aulas do ensino regular e socializou a proposta de um trabalho diferenciado para contribuir com a redução das dificuldades de aprendizagem e dos índices de evasão e repetência através das atividades complementares que englobam manifestações artísticas, culturais, esportivas e intelectuais.

Com votos de que todos possam ter sucesso nesta nova caminhada, a Coordenadora Municipal encerrou o momento, encaminhando os coordenadores escolares ao início dos trabalhos em cada unidade escolar de sua responsabilidade.

É o COMPROMISSO de todos, a INTEGRAÇÃO e o DESENVOLVIMENTO fazendo a educação campo-alegrense crescer muito mais em 2014.



Nenhum comentário: