quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeita Pauline Pereira e secretária de saúde participam de reunião no LACEN

Reunião debateu sobre a ampliação do laboratório de exames do município de Campo Alegre


A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou nesta terça-feira 25, de uma reunião na sede do Laboratório Central de saúde Pública de Alagoas - LACEM, para discutir a ampliação do laboratório de exames do município, que passará a ser referência pelo Coap. A reunião que contou também com a presença da diretora do órgão Dra. Telma Pinheiro, e a secretária de Saúde de Campo Alegre Dra. Nádja Apolinário, debateu entre outros assuntos as seguintes melhorias:

Ampliação do laboratório com os serviços de: controle da qualidade de água para o consumo humano, análise de água, bacteriologia (cultura vaginal, tuberculose, cultura de urina etc..), onde todos estes exames serão implantados até maio no município.

Dados mostrados na reunião mostraram que o laboratório de Campo Alegre serviu como referência na reunião para outros municípios presentes, pois chegou a 60 mil exames no ano de 2013 enquanto laboratórios de cidades maiores que Campo Alegre estar com a produção muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

A prefeita Pauline destacou que estes números representam o reflexo da confiança que a população tem nos resultados dos exames, onde a equipe do laboratório não mede esforços em atender a população e o apoio que vem recebendo do LACEN desde o primeiro mês de administração.

Durante a reunião foi disponibilizado para o município: 2 aparelhos de banho Maria, 2 centrífugas, 2 microscópios, cadeiras de coletas, 2 geladeiras, 1 máquina de bioquímica, 1 máquina de hematologia, pipetas, 1 moto para coletas e 1 freezer.

Estes equipamentos serão para equipar a Unidade de Saúde de Luziápolis que hoje funciona com a coleta sendo realizada e o material transportado para a sede do município.

Também foi pactuado na reunião para funcionar dois laboratórios avançados na 5ª região de saúde - sendo um em Arapiraca e outro em Campo Alegre. Para isto o LACEN vai disponibilizar uma profissional arquiteta e material para ampliação do atual laboratório de Campo Alegre, ficando para o município a contra partida da mão de obra dos serviços.

Nenhum comentário: