quarta-feira, 12 de junho de 2013

Secretaria de saúde segue realizando a Campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Toda criança com idades entre seis meses até cinco anos precisam tomar a gotinha da vacina

A campanha de vacinação contra paralisia infantil está acontecendo em todo o município de Campo Alegre desde o ultimo dia 04 de Junho. O dia D da campanha aconteceu no ultimo sábado dia 08 de Junho, mas a vacinação segue até o próximo dia 21 do corrente mês.

De acordo com a coordenadora de imunização do município Stephanie Verçosa, todos os agentes de vacinação da Secretaria de Saúde estão vacinando em todos os postos de saúde da cidade, na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, além do posto do Povoado Chã da Imbira e no PSF 5 no distrito Luziápolis.

Toda criança com idades entre seis meses até cinco anos precisam tomar a gotinha contra a poliomielite.
 
Vacina
A vacina contra paralisia infantil deve ser aplicada em todas as crianças menores de 5 anos, mesmo aquelas que já tomaram a vacina no calendário de rotina. A vacina contra a pólio é segura e pode ser aplicada até mesmo em crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A dose é contraindicada apenas para quem sofrem de doenças graves, como o vírus da Aids e em tratamento contra o câncer.
 
Doença
A poliomielite é uma doença que pode causar paralisia infantil e, embora o último caso no Brasil tenha sido registrado há mais de duas décadas, o vírus ainda circula em algumas partes do mundo. Para evitar que ele volte a vitimar crianças no país, é importante manter a vacinação em dia.

A doença está erradicada no Brasil desde a década de 1980. O último caso no Brasil foi registrado em Goiás em 1989. A pólio, também conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves pode levar a paralisia e a morte.
A expectativa é de vacinar 12 milhões de crianças. No Brasil, não existem registros da doença em função da campanha de vacinação.

Nenhum comentário: