segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dados sobre a cobertura de vacinação em Campo Alegre

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e as bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.

No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Para que a vacinação seja eficaz, é importante que as pessoas sejam vacinadas nas idades recomendadas – essa é a chamada vacinação de rotina.

Em nosso município a vacinação de rotina acontece durante todo o ano. Junto com o funcionamento da unidade básica de saúde. Disponibilizada pelo Ministério da Saúde temos as seguintes vacinas: BCG (contra tuberculose), Hepatite B, Pentavalente (protege contra Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por hib), Vacina Anti-pólio (protege contra a Poliomielite), Vacina Pneumocócica 10 (protege contra formas graves de pneumonia), Rotavírus humano (protege contra formas graves de diarreia), Meningocócica C (protege contra formas graves de meningite), Anti-pólio oral, Tríplice viral (protege contra Sarampo, rubéola e caxumba) e a DTP (Difteria, tétano e coqueluche).

Até o mês de maio a cobertura vacinal em Campo Alegre está em 100% em todas as nossas vacinas, indicando assim que nossas crianças estão sendo vacinadas e protegidas.

Vale lembrar que o cartão de vacina é um documento muito importante, pois mostra as vacinas que tomamos e quando será necessário reforçar a nossa proteção, ou seja, mesmo quando adultos nosso cartão de vacina é válido, por isso é importante guardá-lo.

Nenhum comentário: