quarta-feira, 26 de junho de 2013

Campo Alegre atingiu mais de 97% de cobertura na vacinação contra a Paralisia Infantil

A campanha aconteceu durante três semanas, e todas as unidades básicas de saúde realizaram vacinação

Em de junho de 2013, entre os dias 04 e 21 aconteceu à 34ª Campanha de Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Tendo como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos.

A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa aguda transmitida através do poliovírus que se manifesta de diversas formas. Seu quadro mais clássico é a paralisia flácida de início súbito que acomete com maior frequência os membros inferiores. Em forma mais rara da doença a paralisia acomete os músculos respiratórios e da deglutição, situação que pode levar o paciente a morte.

A transmissão se da por contato direto entre as pessoas contaminadas, pela via oral- oral ou fecal- oral. A manifestação clínica se dá de forma variada, desde infecções sem sinais e sintomas até quadros de paralisia severa.  Não há um tratamento especifico, mas mediantes as aparições clinicas a criança deve ser internada para acompanhamento médico.

A única medida para erradicação do poliovírus é a vacinação, que já é uma vacina de rotina no calendário vacinal da criança e através das campanhas contra paralisia que acontece todos os anos para crianças menores de cinco anos, aumentado assim à cobertura contra Poliomielite.
Este ano o município de Campo Alegre vacinou 3.820 crianças equivalente a uma meta de 97,62%. A campanha aconteceu durante três semanas, e todas as unidades básicas de saúde realizaram vacinação.

Nenhum comentário: