sexta-feira, 28 de junho de 2013

Campo Alegre realizou a primeira audiência pública sobre os serviços da saúde em 2013

Durante a manhã desta quinta-feira, 27, a Câmara Municipal de Campo Alegre realizou a Audiência Pública da Saúde referente às atividades da pasta da saúde durante o 3º quadrimestre de 2012 e do 1º quadrimestre de 2013 cuja finalidade é o atendimento a Lei Federal nº. 8.689 de 27/07/1993 – artigo 12, a Emenda Constitucional nº. 29, de 13/09/2000 e ao Provimento nº 001/2002 da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente da Comissão de Saúde, vereador Piu Spettus.
Participaram da audiência a Secretária de Saúde Nádja Apolinário, a Assessora de Planejamento Maria do Socorro, Secretário de Administração Toinho, os vereadores: G. Correia, Abelardo, Testão – Membro da Comissão de saúde, Jeane Nascimento, Rejane da Silva, Kellyn Rafaella - Membro da Comissão de Saúde e do presidente da casa vereador Jura, o Secretário do Sindicato dos Agentes de Saúde Maurício, Presidente do Conselho de Saúde José Roberto dos Santos, representante dos agentes de saúde Henrique além dos agentes de saúde e a comunidade em geral.

Na Audiência Pública foram apresentados à Câmara, ao Conselho Municipal de Saúde e a sociedade civil, o Relatório detalhado da Secretaria, contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada, garantindo toda transparência possível na destinação de recursos públicos no Município de Campo Alegre.
A Assessora de Planejamento Maria do Socorro fez a apresentação da prestação de contas do 3º quadrimestre de 2012, assim como: serviços especializados no município, produção de serviços, relação dos municípios que atendem por especialidades, projetos em andamento, pontos positivos e indicadores financeiros. A Assessora ainda destacou que o maior gasto do recurso do município foi com a manutenção do quadro de recursos humanos.

Em seguida, a Secretária Nádja Apolinário fez a explanação dos trabalhos do período de janeiro a abril de 2013, como também: rede de serviços existentes, serviço e consultas especializadas em Campo Alegre e Luziápolis, agendamento SISREG, produção de serviços, cobertura vacinal de 1 ano, consultas em urgências, produção do laboratório, e outros. A secretária afirmou que nesse 1º quadrimestre de 2013 foi conseguido marcar 26. 901 exames. Foi demonstrado também o comparativo do 1º quadrimestre de 2012 e 1º quadrimestre de 2013 em relação a consultas, no ano de 2012 foram apresentadas 2.024 consultas e neste ano 5.879 já foram realizadas. Encerrando suas palavras a Secretária enfatizou a Integração entre Conselheiros da Saúde, Agentes e funcionários da saúde, Vereadores, Secretários e da prefeita Pauline Pereira dando total apoio para o avanço da saúde no município. O presidente da câmara, vereador Jura, enfatizou a importância da audiência para trazer ao conhecimento de todos o relatório da prestação de contas referente à pasta da saúde.

A vereadora Kellyn Rafaella que é membro da Comissão de Saúde parabenizou a equipe e aos agentes presentes na Audiência e falou que acredita na equipe de saúde do município. A vereadora ainda se demonstrou feliz em saber sobre a sede dos agentes de endemias, a classe que no momento não tinha um local próprio.
Logo após o vereador G. Correia relatou o avanço na saúde de Campo Alegre e lembrou a todos sobre o caos que a mesma se encontrava nas administrações passadas dando como exemplo que antigamente existia a falta de uma ambulância para o atendimento à toda comunidade do Distrito de Chã da Imbira. Encerrando o vereador elogiou os trabalhos que vem sendo conduzidos pela Secretária de Saúde e da prefeita Pauline Pereira.

Ainda usaram da palavra o Secretário de Administração Toinho, os representantes dos agentes Henrique e Maurício, a diretora do posto de Saúde Rosinéia que falou sobre o apoio que vem recebendo da secretária de saúde e da prefeita Pauline e o presidente do Conselho José Roberto que enfatizou o trabalho do Conselho de Saúde e se colocou a disposição de todos para qualquer reclamação ou sugestão sobre serviços públicos de saúde.

Encerrando a Audiência o Presidente da Comissão, vereador Piu Spettus, parabenizou a Assessora de Planejamento Maria do Socorro e a Secretária de Saúde Nádja Apolinário pela clareza nas apresentações. O vereador ainda destacou e parabenizou o belíssimo trabalho da Secretária Nádja na saúde do município como também todo seu corpo técnico. Agradeceu a todos os agentes pelo trabalho desempenhado nas comunidades e a todos que fazem parte do quadro da saúde.



Nenhum comentário: