quarta-feira, 26 de junho de 2013

Secretaria de Saúde participa de Oficina de para Descentralização do Sistema de Ouvidoria do SUS

O evento aconteceu nos dias 19 de junho no Auditório do CRIA - Centro de Referência Integrada de Arapiraca – Arapiraca/AL, sendo promovido pela Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de capacitar técnicos dos municípios para implantação de ouvidorias SUS.

Participaram representantes de alguns municípios da 2ª Macro-região de Saúde e, representaram o município de Campo Alegre, a coordenadora da Promoção da Saúde, Joyce Alves e a Coordenadora da Saúde do Trabalhador, Tamiris Santos.

Inicialmente foi realizada palestra enfatizando a importância do Sistema de Ouvidoria como um instrumento de auxílio à Gestão, uma vez que funciona como canal entre o usuário e o gestor, que trata as manifestações dos cidadãos sob a forma de reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios. Posteriormente foram realizados exercícios com análises de casos onde os participantes realizaram tipificação e tratamento de cada situação.

A implantação da Ouvidoria SUS visa ampliar a participação dos cidadãos na gestão do SUS, possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados e subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas de saúde.
No município, será implantada a ouvidoria por dois canais: presencial de caixa de sugestões e em meados de julho estará em pleno funcionamento na sede da secretaria de saúde.

Nenhum comentário: