quarta-feira, 19 de junho de 2013

Campo Alegre participa de Cursos de Capacitação de reanimação neonatal em sala de parto

A Prefeitura de Campo Alegre participou no ultimo dia 13 de junho, de Cursos de Capacitação de reanimação neonatal em sala de parto. O evento teve a participação de trabalhadores da sala de parto dos hospitais de Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata, Junqueiro e Teotônio Vilela sobre a reanimação do recém-nascido no período após o parto.

Representando o Município de Campo Alegre, participaram do evento a Coordenadora de Enfermagem da UMSAM, Ilane Apolinário, as enfermeiras Elayne Freitas e Leila, além das parteiras Josefa, Maria José (Del), Juracy, Maria Aparecida.

A capacitação foi promovida no intuito de fortalecer a implantação da Rede Cegonha no Estado. A Rede Cegonha é o programa brasileiro que garante a organização de uma rede de cuidados materno-infantil. A atenção às gestantes e aos bebês compreende a criação de novas estruturas de assistência, visando garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.

A atualização dos profissionais que atuam na sala de parto é importante porque, apesar da maioria das crianças nascerem com boa vitalidade, há situações inesperadas em que o conhecimento das manobras de reanimação neonatal são essenciais para o atendimento do recém-nascido.

O curso contou com a parte teórica, cuja palestra foi ministrada pelo Superintendente de Políticas para Criança e Adolescentes e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente,  o pediatra Cláudio Fernando Rodrigues Soriano e houve ainda prática das manobras de reanimação com entubação endotraqueal, massagem cardíaca e ventilação com pressão positiva.




Nenhum comentário: