sexta-feira, 21 de junho de 2013

Município de Campo Alegre sediou a Conferência Intermunicipal de Educação

Evento serve como preparação à Conferência Nacional de Educação que acontece em 2014

O município de Campo Alegre sediou nos dia 20 e 21 de junho a Conferência Intermunicipal de Educação, envolvendo os municípios vizinhos, Teotônio Viela e Junqueiro. O evento aconteceu na escola Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães, e contou com as palestras do renomado coordenador da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), professor Arlindo Queiroz representante do Ministério da Educação no evento, e da psicóloga Vanda Meneses Barbosa, conhecida nacionalmente pela militância em movimentos sociais que teve como tema de sua palestra “Educação na perspectiva dos direitos humanos”. As duas palestras estabeleceram a explanação e debate baseado no texto base da CONAE 2014.

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou dos dois dias do evento, e em seu discurso na abertura da conferência, destacou a importância do debate para a construção de uma educação que atenda melhor as necessidades de todos.
As secretárias municipais de educação Josineide Granja (Campo Alegre), Noêmia Pereira (Teotonio Vilela) e Estela Celina (Junqueiro), realizaram a conferência de forma integrada.

A conferência foi dividida em sete eixos propostos pelo Fórum Nacional de Educação em preparação à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), que acontecerá em Brasília, DF, no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014 com o objetivo de propor Política Nacional de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os Sistemas de Ensino. A CONAE 2014 será um importante espaço democrático para a construção de diretrizes voltadas à política de educação brasileira e dos marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.

A Conferência Intermunicipal de Educação constituiu em um espaço democrático onde a sociedade pode expressar sua opinião e construir coletivamente os rumos para a Educação Nacional. A Administração Compromisso de todos, Integração e Desenvolvimento, da Prefeita Pauline Pereira, garantiu o apoio necessário a esta realização.

A conferência realizada em Campo Alegre contou com a participação de vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, professores e representantes de segmentos dos três municípios envolvidos.










Nenhum comentário: