terça-feira, 19 de junho de 2018

Professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino participam do Seminário Final - PNAIC 2017/2018

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED realizou, na tarde desta segunda-feira (18), o Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2017/2018, que foi realizado durante todo o ano com diversas formações educacionais. O evento aconteceu no Centro Social de Campo Alegre -CESCA e contou com a participação de professoras e coordenadoras da Educação Infantil, do ciclo de alfabetização, e dos articuladores do Programa Novo Mais Educação.

O seminário teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão das práticas utilizadas em sala de aula, com apresentação de slides, socialização das experiências, relatos dos professores através das atividades de leitura e escrita, da apresentação de sequências didáticas, paródias, dramatizações, experiências científicas e exposição dos trabalhos desenvolvidos.

A secretária de Educação de Campo Alegre, Professora Graciene Alencar, a Coordenadora Regional do PNAIC, Tâmara Catarina, a Coordendora Local do PNAIC, Aristéia Nascimento, a Diretora de Gestão de Ensino, Isabel Cristina e a Presidente da Câmara de Vereadores, Kellyn Rafaella, participaram da abertura do evento que contou com a presença de 140 profissionais, dentre os quais professores, coordenadores e diretores das Unidades Escolares.

Para abertura do evento, alunas e professoras da Escola Tempo Integral Vereador João Rogério dos Santos, fizeram uma belíssima apresentação literária, com o tema “As faces da Alice”.

Na sequência, relatos mostraram as experiências desenvolvidas nas salas de aula, com base nos pressupostos orientados pelo PNAIC. Além disso, o crescimento profissional, refletindo na melhoria da prática em sala.

A formação PNAIC, 2017/2018, atendeu:
- 33 Professoras e 7 coordenadoras dos Educação Infantil, que foram acompanhados pelas formadoras Ana Maria Silva e Salezia Mágna, atendendo 922 crianças da Pré Escola;
-  64 Professores e 11 coordenadoras  do 1º ao 3º, atendendo 1.610 estudantes, orientados pelas formadoras Cícera  Maria,  Dilene da Silva  e Taciana Cabral; 
- 8 Articuladores do Programa Novo Mais Educação, acompanhadas pela formadora Jane Cleide Vicente.

As temáticas estudadas aconteciam quinzenalmente, onde ocorriam leitura, deleites, debates coletivos, trocas de experiências e realização de oficinas, refletindo diretamente na sala de aula, rompendo com um conhecimento fragmentado e integrando as diversas áreas dos componentes curriculares no ciclo de alfabetização, colaborando para a melhoria do ensino aprendizagem dos nossos estudantes.

Os encontros eram ministrados pelas formadoras, sob a orientação da Profª Aristeia Nascimento, Coordenadora Local do PNAIC.

 “O seminário foi excelente, pois os professores apresentaram propostas significativas trabalhadas em sala de aula, mostrando o reflexo do trabalho desenvolvido na formação continuada onde todos frisaram crescimento profissional e a mudança da prática no chão da sala de aula”, destacou a professora Aristéia Nascimento.

A secretária Graciene Alencar, por sua vez, parabenizou a equipe do PNAIC e aos professores pelo dinamismo e empenho, contribuindo para que seja concretizada à Meta 5 do Plano Municipal de Educação: “Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental”.

A equipe PNAIC agradeceu a gestora do município Prefeita Pauline Pereira e a secretária de educação Graciene Alencar, pelo apoio e incentivo, por não medirem esforços para garantir a formação continuada e assim, o desenvolvimento de um trabalho com excelência voltado para a aprendizagem das crianças de Campo Alegre.

Também participaram do evento os vereadores André Nascimento, Cláudio da Costa, Jeane Nascimento, José Correia, Rejane Silva e Josevan Batista (Van do Careca).
 

Nenhum comentário: