segunda-feira, 11 de junho de 2018

Equipe do cadastro único realiza busca ativa por beneficiários com irregularidades ou pendencias

A equipe do cadastro único de Campo Alegre já iniciou a busca ativa dos beneficiários do Bolsa Família no município que têm indícios de irregularidade e pendências de informações , conforme recomendação do Ministério do desenvolvimento Social.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único e PBF do município, Mayara Lemos, a revisão e a atualização dos dados estão sendo realizadas por meio das equipes do  Cadastro Único tanto da sede com do Distrito de Luziápolis através de visitas domiciliares.

"O processo de revisão e averiguação cadastral é realizado frequentemente , por meio de atendimentos individualizados e visitas domiciliares, nos quais as famílias são orientadas a apresentar comprovantes de renda, residência e outros documentos.

Listagem

Anualmente, uma listagem de Revisão e Averiguação Cadastral é gerada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), a partir do cruzamento de diversos bancos de dados, e encaminhada para os municípios.

"A família que estiver em qualquer dessas listas e não atualizar o seu cadastro dentro do prazo ou estiver fora das normas do programa poderá ter seu benefício cancelado ou bloqueado imediatamente", alerta Mayara

Como se cadastrar

Para ser beneficiada pelo programa, a família deve ter cadastro no  CADÚnico, com dados atualizados, e ter renda familiar mensal de até R$ 170,00 por pessoa. A partir do momento que a família se inscreve no CADÚnico, desde que atenda aos critérios, ela poderá ser inserida no programa pelo Governo Federal.

O Governo Federal é responsável pela inclusão e exclusão de famílias do Bolsa Família, ou seja, os municípios apenas fazem a gestão do cadastro, não tendo autorização para incluir ou desligar famílias do programa.

Nenhum comentário: