quarta-feira, 20 de junho de 2018

Alunos da Escola Hildebrando Guimarães em Campo Alegre conhecem a metodologia do Programa de Educação Fiscal

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre promoveu nesta terça-feira (19) a aula Inaugural do Programa de Educação Fiscal, que será desenvolvido por meio do Projeto “Construindo a Cidadania”, cujo objetivo é ofertar conhecimento aos estudantes sobre direitos e deveres dos cidadãos e contribuintes.  A aula aconteceu com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) em parceria com o município, através das Secretarias Municipais de Educação e Indústria e Comércio.

A Educação Fiscal foi implantada no município a partir da Lei Municipal de N° 877/2018, que institui o Programa Municipal de Educação Fiscal - PMEF. Incialmente, foi implantada na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, envolvendo 1071 alunos e posteriormente será desenvolvida nas demais Instituições de Ensino da Rede Municipal.  

Durante a aula inaugural foi realizada a Palestra “A função dos Tributos para o desenvolvimento Socioeconômico do Município”, ministrada pelo Coordenador de Tributos e vice-presidente da Comissão Municipal de Educação Fiscal, Yanmerson Guedes.

Durante a explanação, Yanmerson explicou sobre o processo de arrecadação fiscal, já que é através dos tributos arrecadados que se mantém a estrutura administrativa, investimentos em obras, infraestrutura e pavimentações. Além desses, os serviços prestados na área da saúde, educação, assistência social, dentre outros, também são custeados pelos tributos.

Ele também destacou sobre o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, o qual a Escola Hildebrando deverá concorrer.

Na oportunidade, o coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal, Yuri Miranda, técnico da SEFAZ, destacou que acredita que a parceria tende a render bons resultados. “É um passo muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas crianças e adolescentes. Dessa forma vão entender melhor seus direitos e deveres como cidadãos e contribuintes” frisou o coordenador pedagógico.

“É de grande relevância de se trabalhar um projeto com esta temática, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e responsáveis no que diz respeito aos direitos e deveres como contribuintes”, disse a secretária de educação Graciene Alencar.

O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva da Instituição e contou com a presença da Secretária de Educação, Graciene Alencar Monteiro, do Secretário de Indústria e Comércio, Francisco Joaquim, Membros da Comissão Municipal de Educação Fiscal, o vereador Cláudio Costa, representando a Câmara de Vereadores e Instituto Céu Aberto, Ramilson Alexandre, representando a ADEFICAL, equipe gestora, professores, estudantes e demais servidores da Unidade Escolar.
 

Nenhum comentário: