quarta-feira, 20 de junho de 2018

Estudantes da rede municipal participam da 3º gincana do meio ambiente

As Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram no ultimo sábado (16) a 3ª Gincana do Meio Ambiente, com o tema “Evolua, repensem seus hábitos: O lixo que você coloca na rua não fala, mas diz muito a seu respeito”, que teve como objetivo promover ações que estimulassem a reflexão sobre o meio ambiente e sustentabilidade, enfatizando a coleta seletiva e a prática dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) sensibilizando de maneira dinâmica, toda a comunidade escolar.

O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva João Vieira da Silva, envolvendo aproximadamente 400 (quatrocentos) estudantes dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental II, que participaram ativamente da gincana, de cinco instituições de ensino: Escola Professora Zenóbia Ferreira e Monsenhor Hildebrando Guimarães, pertencentes ao Polo I (sede), Escolas Pedro de Oliveira e Felizardo Souza Lima Polo II (Distrito Luziápolis) e Escola João Fernandes Vieira Filho Polo III (Povoado Chã da Imbira).

A gincana consistiu na realização de diversas tarefas, divididas em provas sociais, culturais e de conhecimento, tendo a arrecadação de “materiais recicláveis” e “pilhas e baterias” como as provas de maior pontuação e consequentemente, de impacto socioambiental.

Engajados na causa, os estudantes, além de confeccionarem materiais com os produtos recicláveis, doaram todo o material recolhido a COOPECMARCA. Foram arrecadados mais de 10.000 itens, quase ½ tonelada de materiais recicláveis:

Escola
Materiais Recicláveis
(Garrafas, latinhas, papelão,etc)
Pilhas e Baterias
Total
Hildebrando Veríssimo
5061 itens
98 itens
5159 itens
João Fernandes Vieira Filho
2480 itens
53 itens
2533 itens
Prof.ª Zenóbia Ferreira
879 itens
145 itens
1024 itens
Pedro de Oliveira
103 itens
744 itens
847 itens
Felizardo Souza Lima
318 itens
210 itens
528 itens
TOTAL  ARRECADADO
10091 itens
 
Além de instrutiva, e de muita competição, a gincana também se realizou de modo bastante divertido, premiando com medalhas, que serão entregues junto à premiação, todos os estudantes que ocuparam o 1º, 2º e 3º lugares:

1º lugar: Passeio Ecológico – Barco Escola;
2º lugar: Passeio ao Shopping/Cinema;
3º lugar: Rodízio de Pizzas.

As Escolas Municipais Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, Pedro de Oliveira Santos e João Fernandes Vieira Filho foram as vencedoras da competição, ocupando, respectivamente o 1º, 2º e 3º lugares, e serão contempladas com as premiações acima citadas.

Importantes ações sobre o meio ambiente, como plantio de mudas para o reflorestamento, palestras educativas, como também o plantio de horta escolar, foram iniciadas desde o dia 05 de junho, finalizando com esta grande gincana que já faz parte do calendário da Secretaria Municipal de Educação, e propõe a realização de atividades de conscientização.

Esta ação e tantas outras desenvolvidas pelas instituições durante este semestre, incentivam a mudança de hábitos no ambiente escolar e em casa, promovendo assim a diferença.

Para a Secretária de Educação Graciene Alencar, ações como esta, sensibilizamos as crianças e jovens quanto aos cuidados que devemos ter para conservar o Meio Ambiente, a promoção da saúde e o bem-estar de todos.

Na oportunidade, estiveram presentes, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Junior Braz, o Técnico Agrícola, José Fagundes, a Presidente da COOPECMARCA, Rosilene Tenório, acompanhada dos cooperados, equipe SEMED, gestores das instituições de ensino, alunos e professores do fundamental anos iniciais.

A SEMED vem a cada dia, firmando seu compromisso com a educação ambiental, através do Núcleo de Educação Ambiental, composto pelos/as professores/as Gilvanice dos Santos, Daniel Alves, Antonino Lopes e pela técnica Adrya Ferreira, numa grandiosa parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Educação é tudo e a Secretaria fará sempre o que for possível para dar uma educação de qualidade e incentivos como estes para os estudantes.
 

Nenhum comentário: