Rádio Web MJ

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SEMED realizará varias atividades no “agosto Verde” homenageando as pessoas com deficiência

Com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais e sensibilizar a sociedade para esta causa, a Secretaria Municipal de Educação realizará diversas ações em comemoração ao mês das pessoas com deficiência, o mês de agosto, que será chamado de “agosto verde”, simbolizando a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos.

Atualmente a rede municipal de ensino de Campo Alegre, conta com uma matrícula de aproximadamente 150 pessoas com deficiência, atendidas nas salas regulares, nas salas de Atendimento Educacional Especializado – Salas de AEE, e no Centro de Atendimento Educacional Especializado – CMAEE Padre Cícero Romão Batista.

Com tamanha demanda, torna-se cada vez mais necessário investir no bem-estar destas pessoas, pois é notório que a pessoa com deficiência tem um extraordinário potencial que precisa ser considerado e trabalhado para a conquista da sua autonomia, por isso as instituições educacionais precisam inovar as ações de incentivo a este público.

O decreto estadual de nº 5805 de 31 de janeiro de 1996, instituiu a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, a ter lugar anualmente de 21 a 28 de agosto. Respeitando ao que preconiza o Decreto Estadual, a SEMED de Campo Alegre organizou diversas ações voltadas para este público e para a sociedade em geral, que serão realizadas durante todo o mês, agora denominado “Agosto Verde”. Esta comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais, através da programação a seguir:

AGOSTO VERDE - PROGRAMAÇÃO:
 
Dia 02/08 – Seminário: Justiça Social é: #Inclusão
- LOCAL: CESCA
- 13h Credenciamento;
- 13h30 Abertura – Formação da mesa
- 14h – Apresentações Culturais – Alunos da Sala do AEE das Escolas Hildebrando e Miguel Matias e Felizardo;
-14h30 – Palestra : – INCLUSÃO  X  DIREITO, Lei brasileira de Inclusão – LBI. Profª Joelina Cerqueira, Especialista em Educação Especial.
- 15h30 - Coffe Break
- 16h - – Palestra: “A Surdez e a    Surdocegueira Sob a Perspectiva da Inclusão Escolar”. Profº, mestre Nágib José Mendes Santos e Especialista em Educação
- 17h – Encerramento dos trabalhos.
Dia 03/08 – 8h Mobilização  com a distribuição de lacinhos destacando o Agosto Verde – em todas as Secretarias Municipais

Dia 05/08 - 14h – Depoimentos de pais e de pessoas com deficiência – no CMAEE – Centor Municipal de Atendimento Especializado.

Dia 12/08 - 15h– Caminhada com os alunos  com deficiência  pelas  principais ruas da Cidade com a participação da banda fanfarra ;

Dia 17/08 - Exposição para divulgar o trabalho dos nossos alunos com deficiência;
14h – Abertura dos trabalhos com os contadores de História.

Dia 26/08 - 14h30 – Passeio de trenzinho (da esperança) com as crianças com deficiência pelas ruas da cidade;

Dia 31/08 - 9h – Sessão cinema no CMAEE.
- 14h - Sessão cinema no CMAEE.

Nenhum comentário: