Rádio Web MJ

sábado, 20 de agosto de 2016

Instituições de educação infantil da rede municipal de ensino realizam assembleias de aprovação dos regimentos escolares


Entre os dias 29 de Julho e 15 de Agosto de 2016, nas instituições de Educação Infantil, foram convocados/as todos os pais, mães e responsáveis legais, docentes, trabalhadores/as da Educação não docentes e demais pessoas da Comunidade Local, interessadas nos processos decisórios da Gestão Democrática, a comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária para aprovação do Regimento Escolar.

Participaram deste processo as Instituições:
Centro de Educação Infantil Professora Jaci Vieira da Costa;
Centro de Educação Infantil Professora Maria José Vieira da Costa Silva;
Centro de Educação Infantil Professora Maria Valcira de Medeiros;
Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira;
Centro de Educação Infantil Professora Cícera Marinho de Melo;
Escola Municipal de Tempo Integral Virgem dos Pobres;
Escola Municipal de Tempo Integral Cícero Salustiano dos Santos Filho.

Após esse grandioso ato democrático, que foi a realização da Assembleia Geral Extraordinária de Aprovação do Regimento Escolar, o instrumento será encaminhado para apreciação e aprovação final, no âmbito da Instituição, ao Conselho Escolar que, seguindo os trâmites legais, o encaminhará para o Conselho Municipal de Educação – CME, que o validará através de Parecer e Resolução e encaminhará à Secretaria Municipal de Educação – SEMED, para ato de Homologação Final, por meio de Portaria.
Para o Diretor de Gestão do Sistema de Ensino Professor Lucas Rinaldo, todo esse processo visa assegurar a Gestão Democrática da instituição, possibilitando a qualidade do Ensino do Cuidar e do Educar, fortalecendo autonomia pedagógica e administrativa, valorizando a Comunidade Escolar através dos colegiados e, efetivamente, fazer cumprir as ações educativas estabelecidas nos princípios norteadores da participação, transparência, autonomia e pluralidade desta Instituição.

De acordo com os técnicos da SEMED, Professor Henrique Matias e a Professora Taysa Kawanny, esse processo foi iniciado com a formação para membros da Instituição de Ensino, em seguida reunião entre técnicos da SEMED e os membros da Instituição para agendamentos e Formação da Comissão coordenadora de elaboração do Regimento Escolar. Foram organizados dias de Estudo e encontros de mobilização por segmentos com a finalidade de elaborar a Minuta (Proposta Preliminar), ficando em apreciação conforme o edital de convocação.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Neide Granja, relata que esta ação é de suma importância para que a escola se construa de modo democrático, com a participação de todos, ouvindo e sugerindo as melhorias para a educação campo alegrense. Além deste fato, a efetivação dos regimentos escolares é mais uma ação realizada em consonância com a meta 19 do Plano Municipal de Educação.

O que é o Regimento Escolar?

O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa em uma Instituição de Ensino. Ele evidencia o compromisso da Comunidade Escolar colaborando com o sucesso do trabalho da Instituição, com o compromisso de oferecer uma Educação que valorize a permanência e a efetivação do desenvolvimento integral e da aprendizagem das crianças, no ato do Educar e o do Cuidar.



Nenhum comentário: