sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Campo Alegre sediou capacitação para profissionais da saúde sobre Teste do Pezinho

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre promoveu nesta sexta-feira 08 de Agosto de 2014 a Capacitação para Triagem Neonatal, treinamento para habilitação dos profissionais de Enfermagem na realização do exame do Teste do Pezinho.

O teste do Pezinho visa o diagnóstico precoce de Doenças congênitas com sintomatologia inespecífica ou assintomática no período neonatal. São detectadas as seguintes doenças (FENILCETONÚRIA, HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO, HEMOGLOBINOPATIAS, FIBROSE CÍSTICA). A coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, na idade ideal, do 3º ao 5º dia de vida, possibilita o diagnóstico de certas doenças genéticas, endocrinológicas e doenças metabólicas que não apresentam evidencias clinicas ao nascimento.

Além de profissionais de Campo Alegre, também participaram do treinamento profissionais dos municípios de Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Porto Real do Colégio, Traipu e São Braz. O curso foi ministrado pelo Laboratório de referência gerenciado pela Dra. Fátima Cunha (Laboratório Hormonal Fátima Cunha) especialista em triagem neonatal.

Segundo a Secretária de Saúde Nadja Apolinário, o momento é primordial para o aperfeiçoamento dos profissionais uma vez que foram habilitadas novas equipes no município garantindo o acesso ao exame por todos recém nascidos do município.



Nenhum comentário: