quinta-feira, 18 de abril de 2013

SEMED Promove Sequência de Acompanhamentos, Planejamentos e Desenvolvimento do PAR

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através da equipe de planejamento designada para acompanhar com minudência a reabertura e o desenvolvimento do PAR (Plano de Ações Articuladas), eficaz instrumento de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo, da educação básica, apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, visando corroborar com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril daquele mesmo ano, vem traçando nessa primeira etapa, com reuniões sucedidas desde a última sexta-feira, dia 12, e que se estenderão até o dia 18 de abril de 2013, amplos mecanismos para auxiliar na elaboração e conquista das metas para um ensino extremamente qualificado no município de Campo Alegre – AL.
   
A partir da Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Por isso, com metas claras, passíveis de acompanhamento público e controle social, o PAR representa um vertiginoso avanço tecnológico no que concerne a agilidade e transparência na análise dos processos e apresentação dos resultados, porque pode ser facilmente acessado através de qualquer computador ligado à internet.

Inicialmente, estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse conhecimento, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resultam no PAR, onde são estruturadas as quatro dimensões:

1.    Gestão Educacional.
2.    Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar.
3.    Práticas Pedagógicas e Avaliação.
4.    Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

Nenhum comentário: