quinta-feira, 4 de abril de 2013

Prefeitura de Campo Alegre realizou dia de avaliação da função renal de pacientes hipertensos e diabéticos

A ação foi realizada nas unidades básicas de saúde da sede do município de Campo Alegre.

A Secretaria Municipal Saúde de Campo Alegre realizou na ultima segunda-feira dia 1º de abril um mutirão de avaliações da função renal de pacientes hipertensos e diabéticos em alusão ao dia do rim.
A ação foi realizada nas unidades básicas de saúde da sede do município de Campo Alegre. A avaliação esta baseada em escala onde serão identificadas as pessoas com mais ou menos risco de desenvolver a doença renal crônica.

De acordo com a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e Sociedade Brasileira de Nefrologia, o dia 08 de março é considerado o Dia Mundial do Rim, esta data é utilizada para a divulgação da prevenção das doenças renais, em virtude das diversas atividades e motivos de força superior, a Secretaria Municipal de Campo Alegre adiou as ações do Dia do Rim para dia 1º de abril.

A doença renal crônica constitui hoje em um importante problema de saúde pública. No Brasil, a prevalência de pacientes mantidos em programa crônico de diálise mais que dobrou nos últimos oito anos. A detecção precoce da doença renal e condutas terapêuticas apropriadas para o retardamento de sua progressão pode reduzir o sofrimento dos pacientes e os custos financeiros associados à doença.
Foram atendidos cerca de 300 usuários hipertensos e diabéticos atendidos pelas unidades básicas de saúde do município.

Esta foi uma parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) através do Prof. André Falcão (também professor da Universidade federal de Pernambuco), que trouxe 07 acadêmicos da Liga de Nefrologia da UNCISAL.
Os resultados das avaliações serão enviados pela UNCISAL para o Município para que as pessoas com maior risco de desenvolver a doença renal, bem como aquelas que já são acometidas por estas doenças tenham um maior acompanhamento.
No mês de maio será realizado mais um mutirão de avaliação da função renal, desta feita será no Distrito de Luziápolis.



Nenhum comentário: