terça-feira, 9 de abril de 2013

Prefeitura de Campo Alegre realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Vários serviços de saúde foram oferecidos para a população campo-alegrense

Quem passou pela praça central de Campo Alegre nesta segunda-feira 08 de abril, ou pelo Distrito de Luziápolis nesta terça-feira dia 09, pôde conferir os serviços que a Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou para a população em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

Durante as atividades foram realizados alguns serviços como: verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação, distribuição de preservativos masculinos e femininos, e ainda a distribuição de material informativo.
As ações que a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando, visam melhorar cada vez mais os índices da saúde do município, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
 
Dia Mundial da Saúde
Criado em 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data começou a ser celebrada apenas em 1950. A cada ano, o órgão aborta temas-chaves relacionados à saúde mundial, como DSTs, obesidade, higiene, entre outros.
Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a prevenção da hipertensão como tema a ser trabalhado na data especial.

Para evitar a hipertensão:

- Reduzir a ingestão de sal (cloreto de sódio) – Limitar a ingestão diária de sódio ao máximo de 2,4g de sódio ou 6g de cloreto de sódio (uma colher de chá).

- Aumentar a ingestão de potássio – É recomendável que a ingestão diária de potássio fique entre 2g e 4g, contidos em uma dieta rica em frutas e vegetais frescos.

- Reduzir ou abandonar a ingestão de álcool – O consumo excessivo de álcool eleva a pressão arterial, causa variações nos níveis pressóricos, aumenta a prevalência de hipertensão, é fator de risco para acidente vascular encefálico e é uma das causas de resistência a medicamentos anti-hipertensivos.
- Praticar exercícios físicos regularmente – Exercícios físicos aeróbios por um período de 30 a 45 minutos por dia, três a cinco vezes por semana é um bom começo.

- Combater o tabagismo – O cigarro eleva agudamente a pressão arterial e favorece o desenvolvimento e as complicações da aterosclerose, doença crônica e degenerativa que leva à obstrução das artérias por depósito de gorduras em seu interior.

Dicas de alimentação mais saudável

- Aumentar o conteúdo de fibras na dieta (grãos, frutas, cereais integrais, hortaliças e legumes, preferencialmente crus).
- Preparar as carnes de aves sem a pele e os peixes sem o couro, retirar a gordura visível das carnes vermelhas, evitar o uso de gorduras saturadas no preparo dos alimentos, dar preferência aos produtos desnatados e às margarinas cremosas.
- São exemplos de óleos insaturados: soja, canola, oliva, milho, girassol e algodão, usar preferencialmente os três primeiros.
- Evitar o uso de óleo de coco e dendê.
- Evitar frituras. Ingerir alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados.
- Preferir ervas, especiarias e limão para temperar os alimentos.






Nenhum comentário: