sábado, 27 de abril de 2013

Secretaria de Saúde realizou Campanha no dia Municipal de BuscAtiva de câncer bucal

Atividades foram realizadas nas unidades de saúde em todo município

Na ultima sexta-feira 26 de abril de 2013, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou o dia de BuscAtiva de Câncer Bucal em todo o município. As ações foram realizadas nas unidades de saúde: José Egídio (PCS) em Campo Alegre, Unidade Antônio Holanda (PSF 05 – Luziápolis), e na Unidade do Povoado Chã da Imbira (PSF04).

O objetivo da campanha foi à possível detecção de lesões suspeitas, e em caso de detecção de algum caso de lesão, encaminhar a pessoa ao laboratório do CESMAC para um exame mais específico (biópsia).
Foram realizados mais de 200 atendimentos, destes foram identificados 05 casos suspeitos, 02 em Campo Alegre e 03 no Distrito de Luziápolis sendo 01 descartado e realizado 04 biópsias. Além dos atendimentos nas unidades foram realizados ainda visitas à pacientes acamados.

Os casos suspeitos, o CESMAC entrará em contato com a Coordenação de Saúde bucal do Município para que os pacientes sejam encaminhados para o setor de estomatologia da Universidade para o devido tratamento.

Os estomatologistas Milke Bruno Pessoa Santos e Camila Maria Beder, que coordenaram 50 acadêmicos de odontologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), juntamente com as equipes de saúde bucal (dentista e auxiliar de saúde bucal) e agentes comunitários de saúde das unidades onde foram realizados os atendimentos.


Nenhum comentário: