Rádio Web MJ

sábado, 27 de abril de 2013

Secretaria de Saúde realizou Campanha no dia Municipal de BuscAtiva de câncer bucal

Atividades foram realizadas nas unidades de saúde em todo município

Na ultima sexta-feira 26 de abril de 2013, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou o dia de BuscAtiva de Câncer Bucal em todo o município. As ações foram realizadas nas unidades de saúde: José Egídio (PCS) em Campo Alegre, Unidade Antônio Holanda (PSF 05 – Luziápolis), e na Unidade do Povoado Chã da Imbira (PSF04).

O objetivo da campanha foi à possível detecção de lesões suspeitas, e em caso de detecção de algum caso de lesão, encaminhar a pessoa ao laboratório do CESMAC para um exame mais específico (biópsia).
Foram realizados mais de 200 atendimentos, destes foram identificados 05 casos suspeitos, 02 em Campo Alegre e 03 no Distrito de Luziápolis sendo 01 descartado e realizado 04 biópsias. Além dos atendimentos nas unidades foram realizados ainda visitas à pacientes acamados.

Os casos suspeitos, o CESMAC entrará em contato com a Coordenação de Saúde bucal do Município para que os pacientes sejam encaminhados para o setor de estomatologia da Universidade para o devido tratamento.

Os estomatologistas Milke Bruno Pessoa Santos e Camila Maria Beder, que coordenaram 50 acadêmicos de odontologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), juntamente com as equipes de saúde bucal (dentista e auxiliar de saúde bucal) e agentes comunitários de saúde das unidades onde foram realizados os atendimentos.


Nenhum comentário: