A equipe técnica do Projeto Fortalecendo Laços realizou no Conselho Tutelar e Abrigo Regional do Distrito Luziápolis, rodas de conversa com tema "Prevenção do Suicídio e a Automutilação", em alusão a Campanha Setembro Amarelo. Na ocasião foram realizadas dinâmicas de grupo por intermédio de música, e utilização de técnicas de desenho abstrato para maior abrangência e compreensão das temáticas em questão.
As ações foram realizadas pelas técnicas Karla Karoliny e Juliana Denise, na sede do Conselho Tutelar e no Abrigo Regional Hélio Vieira Gama do Distrito com a participação de crianças e adolescentes e menores acolhidos.
A dificuldade em processar algumas emoções e falar sobre elas é comum na adolescência.
“É um período no qual o indivíduo começa sua formação, e que é cheio de novas responsabilidades. Surge uma série de sentimentos com os quais os adolescentes não sabem lidar. Com isso vem uma impulsividade muito grande, o adolescente é bem imediatista, busca prazer instantâneo e tem dificuldade em tolerar a frustração”, pontua Juliana Denise, psicóloga do projeto.
“O suicídio ainda é um tabu em nossa sociedade, apesar de ser um problema de saúde pública. Por isso é extremamente necessário ser debatido, pois é algo que pode ser prevenido e evitável. Quanto mais falamos sobre o assunto, mais pessoas conseguiremos ajudar. Aproveitamos esses momentos, para explanar a importância da permanência das crianças e adolescentes ao acompanhamento psicossocial”, completou.
A coordenadora Tâmara Alves explica que as ações realizadas pela equipe do Projeto Fortalecendo Laços é uma oportunidade de conversarmos abertamente sobre o suicídio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário