segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de encontro do Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras

Na manhã do último sábado 28 de setembro, 35 alunos da Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães participaram do 2º de 13 momentos de aplicação do Projeto eZAPe! Virtudes Empreendedoras desenvolvido em parceria com Instituto Nelson Willians & Advogados Associados.

O encontro foi realizado no Instituto Federal de Alagoas – IFAL no Campus Arapiraca e tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais, estimular o protagonismo juvenil, contribuir na formação dos adolescentes e jovens autônomos, solidários, dotados de valores e preparados para o novo mundo do trabalho.

O Programa tem como proposta a transformação social por meio de uma metodologia exclusiva que utiliza técnicas voltadas ao empreendimento. Todo o conhecimento é replicável e contribui para que as novas gerações se transformem em jovens empreendedores.

Além da experiência ser de grande relevância para educação dos jovens munícipes participantes do programa, esta ação pretende beneficiar cerca de 100 jovens que apresentarão seus projetos no dia 17 de dezembro em uma feira de empreendedorismo a se realizar no Campus do IFAL em Arapiraca.

Ver novos caminhos se abrirem para a juventude campo-alegrense é um dos principais focos da gestão da Prefeita Pauline Pereira, que incentiva e dá condicionalidade para que as oportunidades se tornem reais na vida dos nossos jovens e assim a busca por novos desafios que sejam constantes e gratificantes, transformando em realidade os anseios e expectativas da classe juvenil de nossa sociedade.

Educação Empreendedora é um desafio. E despertar nos jovens a vontade de querer ser e se reconhecer como protagonista de sua própria história é fundamental para consolidar uma geração de sucesso. Que pensem de forma coletiva e possam se aprofundar nos estudos, mergulhar no conhecimento compartilhando ideias, inovando, causando grandes impactos deixando que toda a sociedade ouça o enorme barulho causado pela força e a competência juvenil.
 

Caminhada marca o encerramento das comemorações da Campanha Setembro Azul

Durante o mês a Secretaria de Educação realizou uma programação através do Núcleo da Educação Especial e Inclusiva.

Nesta segunda-feira 30 de setembro, foi realizada a “Caminhada do Silêncio” para comemorara o Dia Nacional do surdo e o encerramento da Campanha Setembro Azul. A mobilização do “Setembro Azul”, teve início no 10 de setembro, nas instituições de ensino e nos espaços Crer e Ser.

A Rede Municipal de Ensino atende atualmente 19 alunos surdos recebendo Atendimento Educacional Especializado e são atendidos nas instituições de ensino e nos espações Crer e Ser.

Durante o mês os profissionais envolvidos e usuários participaram de diversas formas de mobilização para divulgar o setembro azul como:

- Postagens nas mídias sociais; 
- Formação com os profissionais de apoio/cuidadores;
- Reuniões nas instituições de ensino com os gestores;
- Divulgação na Rádio FM 105,9 no programa do radialista Márcio José;
- Palestras e apresentações para comunidade escolar;
- Organização de cartazes e faixas na entrada das escolas, mantendo toda comunidade informada;
- Caminhada do silêncio.

As diversas ações realizadas tiveram como objetivo valorizar a cultura e identidade da comunidade surda levando a todos à reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Na formação dos profissionais de apoio / cuidadores nos dias 23 e 25 os alunos surdos da sala de Recursos da Escola Hildebrando Guimarães (Campo Alegre) e da Escola Felizardo Souza Lima (Luziápolis), foram convidados para uma apresentação cultural (interpretando uma música em Libras), encantando todos os cursistas. Na oportunidade foi solicitado aos surdos que dessem o sinal a cada cursista, uma vez que só eles podem fazer isso.

A técnica da SEMED, Gilvania da Paz, responsável pela Educação Especial e Inclusiva, destacou a satisfação no resultado alcançado com a mobilização do setembro azul, pois todo planejamento foi colocado em prática e contou com o apoio das equipes dos espaços Crer e Ser, nas pessoas das diretoras Ocione Alves e Luzia Olívia, da secretária de educação Graciene em fazer acontecer a Educação Especial e Inclusiva do Município e a Prefeita Pauline Pereira por todo investimento e por acreditar no desenvolvimento e no potencial da pessoa com deficiência.
 

Programa Saúde na Escola promove ações de saúde auditiva para os estudantes da Rede Municipal

Durante o mês  de setembro o Programa Saúde na Escola realizou várias palestras informativas e ações de prevenção para a saúde auditiva. Os profissionais da promoção à saúde e os próprios professores das unidades de ensino incentivaram por exemplo, a prática de redução ao uso excessivo de fones de ouvido para a saúde auditiva.

A audição é um dos cinco sentidos responsáveis pela nossa interação com o meio ambiente. Além de proporcionar o prazer de escutar uma música, de ouvir os sons da natureza ou as palavras ditas em um diálogo, esse sentido também é fundamental para a segurança e a orientação no espaço.

Entretanto, a maioria das pessoas não cuida adequadamente da sua audição, adotando hábitos que prejudicam a saúde auditiva. Muitas vezes elas não têm conhecimento do mal que estão praticando.

A seguir reunimos alguns cuidados com a audição que todas as pessoas deveriam praticar. Confira!

1 - Proteja-se do excesso de ruído

Atualmente a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) está entre as causas mais comuns da deficiência auditiva. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao se expor aos ruídos, que estão por toda a parte: no trânsito, no ambiente de trabalho e no próprio lazer.

Evitar música alta por longos períodos seguidos. O ideal é manter o volume das caixas de som abaixo de 80 decibéis e não escutar música por mais de 8 horas seguidas.

2 - Evite o uso prolongado de fones de ouvido

O uso de fones de ouvido por longas horas durante o dia pode prejudicar de forma irreversível a audição, além de causar zumbidos, dores de cabeça e irritabilidade.

Isso porque eles geram vibrações sonoras de alta intensidade no interior dos ouvidos, sobrecarregando as suas células ciliadas - aquelas responsáveis pela captação sonora. Tal sobrecarga pode gerar lesões, que, por sua vez, diminuem a capacidade auditiva.

3 - Limpe corretamente os ouvidos

Apesar de ser comum e visto como um hábito saudável, limpar os ouvidos com hastes flexíveis pode causar problemas para a audição.

A cera produzida pelas glândulas presentes nesse órgão é responsável por proteger o canal auditivo, evitando a entrada de água, sujeira e corpos estranhos. Por isso, ela não deve ser removida do canal.

4 - Quando surgir zumbidos, falas de tom alto, dor procurar o otorrinolaringologia pois as doenças auditiva são muita das vezes silenciosas.
 

CREAS realiza mobilização sobre o Trabalho Infantil na Praça Multieventos de Campo Alegre

Nesta segunda-feira 30 de setembro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS realizou uma mobilização sobre o combate ao Trabalho Infantil na Praça Multieventos da cidade, em parceria com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da Sede e do Povoado Chã da Imbira, e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância de combater essa violação de direitos e promover a educação e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Diante da realidade de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, o poder público, junto com a sociedade e os órgãos de proteção, devem intervir no sentido da prevenção e erradicação do trabalho infantil, dessa forma, busca-se que cada um tome consciência de seu papel no cuidado e proteção de crianças e adolescente, para que todos possam ajudar neste combate.

O intuito dessas ações é esclarecer que o trabalho que vem sendo desenvolvido não tem o objetivo de “Proibir o trabalho infantil por Proibir”.

Na ação foram feitas orientações sobre os riscos, consequências e os impactos que esta violação pode trazer para o presente e futuro dessas crianças e adolescentes, apresentando alternativas para superação da situação de vulnerabilidade social e realização de seus sonhos.

O evento contou ainda com uma bela apresentação musical feita pelos jovens envolvidos no SCFV e no NUCA que abrilhantaram o momento.

Os profissionais que participaram da ação ainda ressaltaram a importância da educação, da cultura, do esporte, do lazer, entre outras coisas, para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, assim como, houve a realização de panfletagem na Praça e em locais próximos.

A tomada de consciência de toda a sociedade é imprescindível para combater este tipo de violação de direito de crianças e adolescentes, entendendo que o trabalho de prevenção e erradicação é de todos.
 

Semana decisiva no processo de Escolha os Novos Conselheiros Tutelares de Campo Alegre e Luziápolis

No próximo domingo 06 de outubro os campo-alegrenses estarão indo as urnas para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares da sede e do distrito Luziápolis. Na sede são 11 candidatos disputando 05 vagas, já no distrito são 08 candidatos para 05 vagas.

A disputa está bastante acirrada, e deve ser acentuada nessa ultima semana de convencimento aos eleitores para comparecimento as urnas. Alguns candidatos inclusive contam com apadrinhamentos políticos, que estão participando da busca pelo voto.

Em Campo Alegre a eleição acontecerá na escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães e em Luziápolis na Escola Dorgival Gonçalves. Poderão votar todos os eleitores que estejam em dia com a Justiça Eleitoral.

O processo de escolha está sendo organizado por uma Comissão Especial do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, que inclusive na ultima semana suspendeu por três dias a campanha de uma candidata do distrito Luziápolis por desobedecer as regras de Campanha.

O voto é facultativo, mas é importante a ampla participação de todos na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal, pelo ECA e demais leis infraconstitucionais.

Disputa

A disputa por uma das vagas no Conselho Tutelar lembra uma eleição comum para cargos políticos, inclusive com a distribuição de “santinhos” com os números dos candidatos. Os candidatos também tem utilizado bastante as redes sociais para propagação de suas campanhas.

Quem pode votar?

Estão habilitados a votar para conselheiro tutelar qualquer eleitor do município, acima de 16 anos, que esteja em dia com as obrigações eleitorais. A comissão responsável pelo processo de escolha providenciou, junto ao Cartório Eleitoral, os cadernos com listagem dos eleitores para os locais de votação no município. Cada eleitor só pode votar em um candidato.

 

Sucesso marca o 1° Trilhão do Empório realizado neste domingo em Campo Alegre

O município de Campo Alegre recebeu neste domingo 29 de setembro centenas de ciclistas de várias partes de Alagoas e outros Estados do Nordeste para participar do 1° Trilhão do Empório. O evento de ciclismo foi organizado pelos amigos Franklin Nuenes, Cleiber Meireles e Jadilson Carvalho (Sombra), e contou com todo apoio da Prefeitura de Campo Alegre o evento se consagrou como um dos mais organizados do estado e contou com uma estrutura elogiada por todos os participantes.

A concentração do trilhão aconteceu no Ginásio de esportes João Matias da Silva, onde foi oferecido o café da manhã aos participantes, pontualmente as 09 da manhã foi dada a largada para o percurso, que percorreu 35 quilômetros de estrada de terras, decidas e subidas, passando pelos belos banhos de barragem e cachoeiras da zona rural de Campo Alegre.

Na chagada ao Empório Alegre os ciclistas foram recepcionados com música ao vivo com a banda campo-alegrense Xote Esticado, onde foi servido um delicioso almoço para todos os participantes.

Além de elogiar o evento muitos visitantes que chegaram a Campo Alegre na noite anterior ao evento elogiaram muito a organização do município, com belas praças, limpeza urbana, iluminação, segurança, entre outros aspectos.

Os participantes ainda participaram dos sorteio de mais de 10 mil reais em prêmios, tiveram direito a café da manhã, almoço e durante o percurso pontos específicos de hidratação, banheiros químicos, carros de apoio, Guarda Municipal, Polícia Militar e Ambulância. 

A prefeita Pauline Pereira que também é ciclista e incentivadora da prática esportiva, agradeceu a todos os participantes e disse que espera todos novamente em 2020 na segunda edição do evento. 

O evento contou ainda com o apoio da deputada Jó Pereira, Joãozinho Pereira, Peu Pereira, Nicolas Pereira, Dom Grill, Engenho Caraçuipe, Grupo Coringa, Popular Alimentos, Top Shows e Eventos, Empório Alegre, entre outros.
 
 
 

CREAS realiza ação de enfrentamento ao trabalho infantil na Feira Livre de Luziápolis

Neste sábado 28 de setembro, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS realizaram orientações em uma ação que teve como objetivo sensibilizar as pessoas que utilizam os serviços de crianças e adolescentes na Feira Livre, além de fazer um levantamento atualizado da quantidade encontrada no local, tendo em vista a prevenção e erradicação do trabalho infantil no município.

O levantamento tem o objetivo de identificar a quantidade de crianças e adolescentes, para atualizar os dados e acompanhar melhor cada situação, assim como pensar novas estratégias de abordagem, inserção nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e de direcionamento educacional, cultural, esportivo, entre outras coisas.

Além deste levantamento, foi realizado também um momento de orientação aos feirantes e às pessoas que vão fazer suas compras e utilizam o trabalho infantil, no sentido de mostrar que existem trabalhadores, devidamente identificados com coletes, e que os mesmos devem usar seus serviços, pois essa atitude da sociedade é uma demonstração de cuidado com a infância e respeito ao chefe de família que busca o sustento de sua casa.

A sensibilização da sociedade é muito importante, pois esclarece que este trabalho não tem o objetivo de “Proibir o trabalho infantil por Proibir”.

Na ação os profissionais destacam os riscos,  consequências e os impactos que pode trazer para o presente e futuro dessas crianças e adolescentes, apresentando alternativas para superação da situação de vulnerabilidade social.

A tomada de consciência de toda a sociedade é imprescindível para combater este tipo de violação de direito de crianças e adolescentes, entendendo que o trabalho de prevenção e erradicação é de todos.

CRAS Sede realiza o Projeto Diálogo Virtual junto a crianças e adolescentes do SCFV Sede

O uso das novas tecnologias e da Web traz um mundo de possibilidades, podendo conhecer lugares, costumes de povos, formas como as sociedades se organizam sem sair de casa.

Esse foi o objetivo do encontro realizado na tarde da última quarta-feira 25 de Setembro, o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS da Sede realizou encontro com crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV Sede, discutindo o tema: Índia, o país da diversidade. 

O momento foi conduzido pela assistente social Lucélia Bispo com a presença da coordenadora do SCFV Jéssica Medeiros e a orientadora social Marilene, no momento foi apresentado uma reportagem sobre a Índia na atualidade, como está organizada sua população, os centros urbanos, a exuberância da natureza e o respeito que possuem em relação aos animais que são considerados sagrados, como é o caso do elefante e macacos.

Despertar nos jovens a curiosidade pelo novo e ao mesmo tempo mostrar o quanto podemos aprender usando a Web é o nosso foco, dessa maneira continuaremos a explorar a riqueza que tem seja na Índia através da cultura e religião e outros lugares que desejem conhecer nos próximos encontros.

Adolescentes do Serviço de Convivência participam de dia de lazer através do Projeto Comviver

Na ultima quinta-feira 26 de setembro, os  participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV através do Projeto CoMviver participaram de um passeio Ao Balneário Escorrega no Distrito de Luziápolis.

Durante todo mês de setembro o Projeto trabalhou o tema sobre a Automutilação, desenvolvendo atividades que melhorassem a autoestima, a capacidade de expressão e o pertencimento. É importante destacar que a discussão acerca do assunto torna-se necessária por ser este um problema real que vem acometendo muitas pessoas.

O passeio contou com a participação de 117 adolescentes sendo 25 do Povoado Chã da Imbira, 22 do centro e 70 de Luziápolis e teve como objetivo promover a integração e socialização entre os participantes.

Segundo avaliação da pedagoga do Projeto CoMviver, Verene Souza, atividades como essas possibilitam o acesso ao lazer, possibilitando um dia diferente para nossos jovens, promovendo a qualidade de vida.

O passeio terminou no final da tarde. É importante destacar que as atividades com o público de adolescentes acontecem semanalmente em cada SCFV, sendo ofertadas aulas de música, esporte, artes e orientação social.

O Projeto

O Projeto CoMviver é financiado pelo Banco Itaú, através do Programa Itaú Social, através de doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e tem como objetivo proporcionar o aumento da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos e/ou com vínculos fragilizados.

O projeto é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania de Campo Alegre, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
 

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Prefeita Pauline Pereira representa o Conisul no IV Encontro Nacional da Educação em Curitiba/PR

 
A prefeita do município de Campo Alegre e ex-presidente do Conisul, Pauline Pereira, representou o Conisul no IV Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, evento que aconteceu até esta sexta (27) no Teatro Positivo, na cidade de Curitiba/PR. Além da prefeita, representam o estado as secretárias de Educação dos municípios da Barra de São Miguel e Junqueiro, Neuza Calheiros e Estela Celina, respectivamente, e o técnico Louristel Erlan.

O evento concentra os municípios que se organizaram em consórcios ou arranjos de desenvolvimento da educação de todo Brasil. A proposta é reunir líderes de arranjos e consórcios que compõem a Rede, além de outras iniciativas de ações conjuntas na Educação, para que se conheçam, troquem experiências e percebam que podem aprender cada vez mais uns com os outros.

“Pela primeira vez, no evento deste ano, houve a união de duas redes: a rede de consórcios e a rede de arranjos. Com o apoio de duas instituições específicas – Itaú Social, grande apoiador de consórcios, e Instituto Positivo, grande mobilizador e apoiador de arranjos no Brasil -, pensou-se na união dessas duas redes. Porque apesar de os secretários de Educação estarem organizados de maneiras distintas, em arranjos ou consórcios, o trabalho, em geral, é o mesmo. Todos eles têm o mesmo propósito: trabalhar pela melhoria da qualidade da Educação”, destaca a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

No 4o Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação foram apresentados oito arranjos, sete consórcios e outras sete iniciativas que não fazem parte da Rede, mas também buscam formação e atuação conjunta para o desenvolvimento da Educação.

“Com o projeto iniciado em 2017, o Conisul já conseguiu desde então obter maior esclarecimento sobre a implementação das políticas educacionais, desconto médio de 30% do valor de mercado na aquisição dos kits escolares, comprados por meio de pregão eletrônico e o despertar para olhar regionalizado e o fomento de projetos no segmento”, destacou Pauline Pereira.

Secretaria de Saúde realiza Caminhada de encerramento da Campanha Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre através do CAPS José Lino dos Santos, realizou na manhã desta sexta-feira 27, o encerramento da Campanha Setembro Amarelo com uma grande caminhada pelas ruas do centro da cidade fazendo um alerta a sociedade em relação ao Combate e Prevenção ao Suicídio, com o objetivo de conscientizar, mobilizar e acordar a população sobre a necessidade de prevenir doenças mentais que podem levar ao suicídio.

O movimento teve como concentração no CAPS, de onde dezenas de pessoas dentre elas usuários do CAPS, estudantes, familiares, funcionários da intersetorialidade participaram da caminhada vestidos com camisas e adereços amarelos, levando a mensagem de ajuda em cartazes alusivos à campanha.

O Setembro Amarelo é uma campanha que busca trazer o dialogo sobre o suicídio para a sociedade. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde o ano de 2015, o mês marca a busca pela conscientização e prevenção ao suicídio.

“Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de Saúde Publica e é extremamente necessário. É um ato muito importante, pois estamos felizes por sensibilizar a população durante todo o mês de setembro com vários temas, palestras, oficinas oferecidos durante toda a campanha que esse ano se expandiu para vários públicos e setores da rede, pois é preocupante o número de suicídios em nosso pais”, afirmou a psicóloga Sabrina Delfino, coordenadora do CAPS José Lino dos Santos.

“O suicídio não é a solução para tratar a dor, ou seja, FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO para evitar o ato suicida”, completou a psicóloga.

A caminhada ainda teve a parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Núcleo de Promoção à Saúde, UAI, PSE, Saúde do Trabalhador, CREAS, CRAS, Guarda Municipal, SMTT, Secretaria de Comunicação.

O suicídio está entre as três causas de morte entre pessoas com idade entre 15 e 35 anos. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. A cada 3 segundos uma pessoa atenta contra sua própria vida.
 

Secretaria da Mulher realiza encerramento de mais um Grupo de gestantes do Projeto Mamãe Coruja

A Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Idoso realizou nesta sexta-feira 27 de setembro  a finalização das atividades de mais um grupo de gestantes do Projeto Mamãe Coruja. A atividade foi realizada no Centros de Referência da Primeira Infância Acompanhada – CRIA (Espaço Vida).

Durante os encontros do grupo foram ministradas palestras sobre aspectos inerentes ao processo gestacional em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O encerramento contou com a participação da nutricionista Alice Laís e da psicóloga Dayane Rocha, ambas da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF/AB com dinâmica de grupo,  entrega do kit pós parto e também da lixeira decorada para o quarto do bebê.

A ação foi conduzida pelas técnicas de referência da Secretaria da Mulher, assistente social Elisangela Marinho e a psicóloga Alessandra Barbosa.

CRAS de Luziápolis realiza encontro com mães e familiares de pessoas com deficiência

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do distrito Luziápolis, realizou nesta sexta-feira (27), na sede do Conselho Tutelar, um encontro com mães e familiares de pessoas com deficiência. A atividade foi conduzida pela assistente social, Nayhana Calandrine, e contou com a participação de usuários, alguns acompanhados de seus filhos ou netos. 

O encontro, teve como objetivo trabalhar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e discutir as barreiras sociais enfrentadas pelas pessoas com deficiência e seus familiares na busca por de direitos, além de proporcionar um espaço no qual esses familiares possam conversar, trocar e dividir experiências. 

Foi realizada uma dinâmica na qual, cada participante desenhou como se sentiu ao presenciar uma situação de preconceito com seu filho, devido a deficiência do mesmo. Os sentimentos de tristeza, raiva, medo foram colocados diversas vezes. E cada mãe, pai e avô presente na reunião falou um pouco sobre esse preconceito contra as pessoas com deficiência.

Foi discutido também, ações que poderiam ser realizadas, para o enfrentamento dos preconceitos na comunidade, para que crianças e adolescentes com deficiência possam desfrutar de uma vida social mais inclusiva.
 

Campo Alegre realizou o I Simpósio com o tema Adolescentes Conscientes contra a gravidez na adolescência

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou nesta quinta-feira 26, o I Simpósio do Projeto: Adolescentes Conscientes contra a Gravidez na adolescência. O evento foi realizado em dois momentos nas escolas Hildebrando Veríssimo Guimarães na sede e Pedro Oliveira no distrito Luziápolis com os adolescentes escolares da rede municipal, convidados, professores de ciências e coordenadores pedagógicos no período Vespertino.

O projeto nasceu pela necessidade de intervenção para promoção da saúde e educação pública, com objetivo de reduzir e despertar a consciência crítica dos adolescentes na construção de cidadania e projetos de vida. O mesmo foi elaborado mediante o aumento de adolescentes grávidas em que o país vem enfrentando.

O projeto foi idealizado pela Coordenadora do Programa Saúde na Escola Zuckerllan Bernadelli em parceria com a Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação professora Jane Cleide dos Santos.

O trabalho foi realizado mediante pesquisas e entrevistas realizadas pelos estudantes, onde foi explanado através de relatos, artes cênicas sobre depressão pós-parto, gravidez indesejada, vídeos educativos, narrativas quantitativas e qualitativas trazendo percentuais e materiais metodológicos de apoio técnico em saúde como panfletos, cartazes, e materiais pedagógicos como livros e demonstrativos científicos que explorassem essa temática.

As apresentações realizadas pelos adolescentes destacaram sobre os riscos de uma gravidez na adolescência, bem como a depressão na gestação e pós-parto na adolescência, levando a evasão escolar, pontuando a violência sexual, e os tabus devido o direito reprodutivo não ser discutido em suas famílias e que muitas vezes acabam procurando orientações na Internet.

O projeto alcançou os resultados esperados pelo comprometimento dos jovens em debater e despertar a atenção dos demais estudantes em cada eixo temático trabalhado pelas turmas e escolas envolvidas nesse projeto.

O evento contou com o total apoio da gestora Pauline Pereira, das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Comunicação e Transporte.

Sobre os eixos temáticos:
Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães
Tema: Gravidez na adolescência e depressão pós-parto
Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenóbia Ferreira
Tema: Violência sexual e gravidez na adolescência.
Escola Municipal de Educação Básica João Fernandes Vieira Filho
Tema: Gravidez precoce e seus riscos
Escola Municipal de Educação Básica Felizardo Souza Lima
Tema: Gravidez precoce e seus riscos
Escola Municipal de Educação Básica Pedro de Oliveira dos Santos
Tema: Violência sexual e gravidez na adolescência

Após cada apresentação  ficou evidenciado o interesse dos adolescentes  e seu  envolvimento em transmitir o objetivo do projeto para os adolescentes por se tratar de uma mesma linguagem. Sabe-se que essa ação depende da  ser intersetorialidade onde cada secretaria promova ações que contemplem seus anseios por meios  culturais, cursos de capacitação, valorização acadêmica entre outros em que o município já vem desenvolvendo com esporte, saúde e educação  de qualidade.

O Secretário de Cultura Márcio José e a Secretaria de Educação Graciene Alencar e técnicos da Semed prestigiaram o evento e a explanação de cada eixo.

Esse ano o Governo Federal foi sancionou a Lei 13.798,  que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, e no início do ano o NASF e a ESF realizaram ações voltadas à prevenção das IST'S  e das Drogas.

Vale ressaltar que de cada mil crianças que nascem no Brasil, aproximadamente 58 são filhos de adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Então para reduzir o número de jovens gestantes, a partir de agora, o Governo Federal vai abordar o tema de maneira estratégica por quatro ministérios, que vão trabalhar em conjunto na elaboração e execução de políticas e ações intersetoriais que precisam trabalhar com os mesmos números, com as mesmas situações e desdobramentos de situações.
 

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza visita a Escola Municipal Hildebrando Guimarães

Na ultima terça-feira 24 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPD realizou uma visita institucional na Escola Municipal Hildebrando Verissimo Guimarães, com o objetivo de conhecer a nova estrutura da escola e observar os padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência, tendo em vista sugerir possíveis melhorias e formar parceria com a instituição de ensino.

Os conselheiros conheceram todos os locais externos e internos, sendo conduzidos por uma funcionária da escola, que foi durante todo o momento explicando as atividades desenvolvidas em cada local. Conversamos com a direção, coordenação, psicóloga, professores, conversamos com algumas turmas passando informações sobre o CMDPD e a Associação de deficientes físicos de Campo Alegre - ADEFICAL, assim como elogiamos a estrutura e atendimento que escola tem oferecido aos seus alunos, ressaltando que a escola é modelo e que a gestão tem demonstrado compromisso com a educação.

Na conversa com os alunos, foi destacada a importância do respeito às diferenças e da inclusão, além de orientar no sentido de que os mesmos devem zelar pela escola que têm, visto que é modelo e devem aproveitar cada oportunidade de conhecimento que surgir, e toda a estrutura que a instituição tem a oferecer. 

No mais os membros do CMDPD agradeceu a toda a equipe da escola, e fez algumas observações que serão entregues em forma de relatório à instituição.
 

130 alunos da Rede Municipal de Ensino participam de aulão preparativo para a 2ª fase da OBMEP 2019

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira 26 de setembro um aulão com a participação de 130 estudantes da Rede Municipal de Ensino que se classificaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. O aulão aconteceu no Centro Social de Campo Alegre - CESCA.

O momento serviu para conscientizar os estudantes sobre a importância de estarem participando da próxima etapa da Olimpíada, que ocorrerá no próximo sábado (28). Participaram do aulão alunos de quatro escolas da rede municipal com o objetivo de inspirar os alunos e mostrar como o estudo pode abrir horizontes na vida de um jovem.

O aulão foi direcionado pelos técnicos da SEMED, Josuel Aprígio e José Cristiano Barros dos Santos, professores com licenciatura em matemática.

A OBMEP é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP visa promover o interesse pelo estudo da matemática entre alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, despertar talentos e incentivar o aperfeiçoamento de professores. Em Alagoas, a Olimpíada é organizada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Os estudantes classificados para a 2ª fase são das seguintes instituições de ensino:

Escola Professora Zenóbia com 24 alunos, sendo 12 alunos nível 1 e 12 alunos nível 2.

Escola Felizardo Souza com 29 alunos, sendo 15 nível 1 e 14 nível 2.

Escola Pedro de Oliveira com 25 alunos, sendo 12 nível 1 e 13 nível 2.

Escola Monsenhor Hildebrando com 52 alunos, sendo 24 Nível 1 e 28 Nível 2.

A secretária municipal de educação Graciene Alencar Monteiro, destaca a importância da participação dos alunos e escolas na competição.

“Pois esta avaliação mostra um outro aspecto da matemática no processo de aprendizagem, pois quando o estudante se envolve na competição, ele tem mais estímulo para o estudo da disciplina”, disse a secretária.

 

Programa Criança Feliz desenvolve atividades utilizando apresentações com Teatro e Fantoches

O Programa Criança Feliz de Campo Alegre realizou nos dias 26 e 27 de Setembro, atividades teatrais com fantoches para as crianças assistidas pelo programa no município.

A atividade teatral foi executada na tarde do dia 26 no Distrito de Luziápolis com as apresentações: Chapeuzinho Vermelho e os três porquinhos, com o objetivo de resgatar a imaginação e valorizar a primeira infância. A apresentação teve a participação do Grupo Contadores de Histórias da Secretaria de Cultura.

No dia 27 na Sede do Município de Campo Alegre, o Teatro abordou o tema: Para água patinho, onde enfatizou a importância dos cuidados higiênicos básicos das crianças.

O Programa Criança Feliz realizou essa atividade teatral com o intuito de resgatar o teatro e sua importância para o desenvolvimento e formação, utilizando como uma ferramenta prazerosa, divertida, despertando assim o desejo pelo conhecimento.
 

Coordenadora do Cadastro Único e PBF participa de entrevista sobre Tarifa Social de Energia Elétrica

Nessa sexta-feira 27 de setembro de 2019, a coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do município Dayara Pinto, participou de uma entrevista na Rádio Campo Alegre FM onde falou para a população sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para requisitar a tarifa social é preciso que a família esteja com o Cadastro Único atualizado. Para isso, as famílias podem se dirigir ao setor do cadastro único com seus documentos para confirmar o status de seu cadastro e se necessário já realizam a atualização cadastral e são encaminhadas para a agência da Equatorial.

No município existe um setor de atendimento na sede e outro no Distrito Luziápolis, além de várias ações que levam os atendimentos do cadastro único para as comunidades.

“É importante ressaltar que somente o próprio usuário é que pode solicitar esse direito diretamente no posto de atendimento da Equatorial e que para isso precisa estar com o cadastro único atualizado e dentro do perfil. Temos intensificado a divulgação dessa informação, tanto nos atendimentos nas sedes, quanto nas visitas domiciliares e encaminhado as famílias para poder requisitar esse benefício”, informou a coordenadora do Cadastro Único e PBF Dayara Pinto.

Para as famílias que já fizeram a atualização cadastral, é só se dirigir para a agência da Equatorial com documento de identificação, CPF, NIS e fatura mais atual.

A Tarifa Social é um desconto gradativo e é apresentado na fatura do cliente de forma detalhada por faixa de consumo. Tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica:

- Famílias com renda por pessoa de até meio salário mínimo;
- Idosos e pessoas com deficiência Beneficiários da Prestação Continuada (BPC), cujas famílias possuam renda mensal, por pessoa, inferior a ¼ do salário mínimo;

- Família com renda total de até três salários mínimos, que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de saúde, que precisam usar continuamente aparelhos com elevado consome de energia elétrica;

- Famílias indígenas e quilombolas com renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 kWh/mês.

Para requisitar esse direito, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único do município. O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.

CRAS de Campo Alegre realiza mais uma Edição do Projeto Sororidade

Desempenhar ao mesmo tempo as funções de mãe e profissional não é uma tarefa fácil, porém é completamente possível e recompensadora. Às vezes, você fica observando a vida de outras mulheres e se pergunta: como elas conseguem? Com certeza, não existe fórmula mágica e nem um modelo que se aplique a todas. Deve-se buscar ser a mãe, a profissional e a mulher possível a cada uma. 

Através do Projeto Sororidade, o CRAS de Campo Alegre realiza uma Roda de Conversa com o Grupo de Mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Chã da Imbira, com o tema: “Os desafios da Mulher no que se refere ao ser Profissional, Mãe e Mulher”. Esse momento aconteceu na última quinta feira, conduzido por uma das técnicas de referência do CRAS, a psicóloga Fabrícya Ferro, com a participação de 12 mulheres.

Durante as discussões, as mulheres abordaram sobre como elas se desdobram para desempenhar bem todas as funções. A diversidade de faixas etárias existentes no grupo tornou o momento ainda mais rico, pois foi possível discutir sobre a realidade de mulheres anos atrás, como também nos tempos atuais. Elas pontuaram inclusive sobre a importância da participação do parceiro nas tarefas domésticas, não como forma de ajuda, mas como participantes de atividades que também são de responsabilidade deles. 

O Projeto Sororidade teve início no mês de Junho do presente ano e visa contribuir com o Empoderamento Feminino.

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo. Também conhecido como “empoderamento das mulheres”, esta ação consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.