A Secretaria Municipal de Saúde através da equipe da Atenção Primária à Saúde realizou no dia 25 de Setembro duas reuniões com técnicos (as) de enfermagem e diretores (as) das Unidades Básicas de Saúde do município, na sede e no Distrito Luziápolis.
Na oportunidade, os técnicos da Secretaria explanaram sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da enfermagem no acolhimento, recepção e triagem dos usuários. O coordenador da Central de Processamento de Dados – CPD Adilson Júnior, realizou uma oficina detalhando no sistema quais as melhores formas de realizar os registros dos atendimentos e procedimentos, assim como explicitou para os/as diretores/as sobre os relatórios que podem ser gerados para acompanhamento da produção.
A enfermeira e apoiadora da Atenção Primária Havany Ramalho, realizou uma explanação sobre a importância do registro correto dos atendimentos para a comprovação de produção junto ao Ministério da Saúde, assim como para os indicadores do Programa Previne Brasil, que atualmente financia a Atenção Primária e exige o alcance de indicadores. Ela realizou ainda uma demonstração através de gráficos de como está a situação do registro desses procedimentos pelos/as técnicos/as de enfermagem.
Durante a reunião, a equipe apresentou como as Equipes de Saúde estão situadas em relação aos indicadores do Previne Brasil no mês de Outubro 2021 e quais estratégias precisam ser desenvolvidas para o alcance de público. Assim, as apoiadoras Isabela Larisse e Leylane Santos entregaram relatórios para os/as diretores/as com a identificação de inconsistências de cadastros no E-sus e definiram prazos para a realização das ações, identificando que esse trabalho de correção de cadastros, monitoramento dos indicadores, busca ativa de usuários, entre outras ações devem ser realizadas por toda a equipe.